Filhote de onça parda de 2 meses é resgatado de canavial no PR e encaminhado para recuperação em MS

De acordo com Cras, felino está sendo cuidado por veterinários que trabalham em um programa de recuperação de animais silvestres, em Itaquiraí (MS).

| G1 / FLáVIO DIAS G1/MS E CLáUDIA GAIGHER/TV MORENA


Um filhote de onça parda de apenas 2 meses foi resgatado em um canavial de Loanda (PR) no último domingo (20) e levado para uma fazenda que tem um trabalho de recuperação de animais silvestres em Itaquiraí, no sul de Mato Grosso do Sul.

De acordo o representante executivo da Green Farm, Marco Carneiro Mammana, o estado de saúde do filhote é razoavelmente estável e chegou ao local desidratado. Longe da mãe, agora ele está sendo alimentado por meio de uma dieta à base de uma fórmula para o tipo de felino com o objetivo de estabilizar a saúde, sendo este acompanhado por uma equipe de veterinários.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) a fazenda onde a oncinha se recupera é licenciada como mantenedouro de fauna silvestre e como criadouro científico. A propriedade também é cadastrada como aérea de soltura.

Segundo o coronel da Polícia Militar Ambiental, Edmilson Queiroz, assim que o animal da entrada nesses programas de recuperação, eles são atendidos por veterinários que comunicam toda a situação para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestre, em Campo Grande.

O animal atendido, ainda fica sob a responsabilidade de Cras que irá avaliar se será necessário enviar algum técnico até o local. Os profissionais do órgão juntamente com a parceria com essas propriedades de recuperação, irão fazer todo o processo de acompanhamento e oferecer todos os cuidados, até o momento em que esses animais estejam prontos para voltarem a natureza.

Conforme o Cras, além desse filhote, outras quatro onças continuam na propriedade sul-mato-grossense. São mais de 100 animais de diferentes espécies, todos vivendo e sendo tratados.

-



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE