Autora Ana Maria Bernardelli lança livro de poemas nesta quinta-feira

“Na Trilha das Formigas” reúne textos atemporais e será lançado em evento drive-thru com protocolos de biossegurança

| ASSESSORIA


Ana Maria Bernardelli.Divulgação

Depois de anos dedicada às salas de aula, a professora e escritora Ana Maria Bernardelli lança nesta quinta-feira (17) o livro “Na Trilha das Formigas”, que reúne diversos poemas que tratam de temas atemporais e universais, como emoções, sentimentos, dúvidas e leituras de mundo. “Eu trabalhei como professora durante 48 anos, então não tinha tempo de parar para focar nisso. Nos poucos momentos que tinha eu ia escrevendo e guardando, brinco que são poemas de gaveta”, conta a autora. O lançamento será realizado em formato drive-thru, a partir das 19 horas, no estacionamento da OAB.

O título se relaciona com a persistência das formigas, que não desistem mediante os obstáculos que encontram no caminho. “Sempre gostei das formigas, sempre observei o trabalho coletivo delas e sua persistência para chegar até chegar ao formigueiro. Elas não se abatem e vão em frente mesmo que o fardo seja muito maior do que seu peso”, explica Ana Maria. A natureza e seus elementos como o mar, as estrelas, a lua e as árvores aparecem como personagens dos poemas, que podem ser lidos e entendidos por qualquer apreciador de bons versos.

Outro diferencial do livro é que não são poesias românticas, mas sim indagações sérias do nosso papel no mundo, como afirma Raquel Naveira, escritora e membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), na apresentação da obra: “Sentimos na mulher/poeta Ana Maria Bernardelli uma força guerreira quase viril. Não há sentimentalismos ou derramamentos nessa poesia de lutadora, de quem ‘sabe da violência humana’”. Segundo a autora, os poemas escolhidos se dividem entre o interiorismo, quando se volta para dentro em uma autoanálise, e o exteriorismo, quando busca fazer uma leitura dos outros.

“Em ‘Na trilha das formigas’, caminhos e alvos que tecem os limites da condição humana, a interioridade sub­jetiva do indivíduo e o caráter substancial da vida, a força e o objeto das múltiplas interatividades que nos cercam, são sondados no recinto dos poemas, com os olhos da ra­zão”, define Rubenio Marcelo, poeta e secretário-geral da ASL, no prefácio da obra.

Serviço: O lançamento drive-thru do livro “Na Trilha das Formigas” será realizado nesta quinta-feira, dia 17 de setembro, a partir das 19 horas no estacionamento da OAB, na Avenida Mato Grosso, 4700. A aquisição do livro será feita sem a necessidade de sair do veículo e seguindo todos os protocolos de higiene e segurança.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE