Jovem conta com ajuda de amigos e doa máscaras em município de MS: 'para proteger e conscientizar'

Amigos de Naviraí (MS) tiveram iniciativa após notar muitas pessoas sem máscaras na cidade. Distribuição gratuita foi realizada no último fim de semana, a pessoas que ainda não possuíam o equipamento.

| G1 / JOãO PEDRO GODOY, G1MS


Um grupo de jovens tirou o último fim de semana em Naviraí, a 358 quilômetros de Campo Grande, para distribuir máscaras a pessoas da cidade. A iniciativa, de acordo com eles, partiu após a indicação de que, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, muita gente ainda não utilizava o equipamento nas ruas do município.

De acordo com Tiago Santo, estudante de direito de 26 anos, e um dos idealizadores da distribuição, a iniciativa começou após a realização de uma enquete em rede social. "Perguntei para meus seguidores e amigos se eles tinham máscaras para se protegerem do coronavírus, e alguns disseram que não", afirma.

A partir dali, Tiago conta que lembrou das vezes em que saiu de casa durante o isolamento social, sempre encontrando aglomerações e pessoas sem máscaras. "Sabemos que infelizmente algumas pessoas relutam em usar e outras não tem condições de comprar. Foi aí que tivemos a ideia de tentar conscientizar essas pessoas, e a forma que encontrei foi confeccionando e distribuindo máscaras de tecido para quem estava sem", conta o estudante.

O amigo André o ajudou na compra de parte dos materiais, a amiga Maria Sueli ajudou na confecção, e outros dois amigos, Jéssica e Carlos, ajudaram a distribuir para as pessoas, neste sábado (2), nas ruas de Naviraí. A ação foi realizada um dia depois do decreto da prefeitura municipal tornando obrigatório o uso de máscaras. Naviraí possui um caso confirmado de coronavírus.

"Quando fazíamos a entrega, a gente conversava com a pessoa, explicava a forma correta de usar e de higienizar", explica Tiago. "Sabemos que nem todo mundo pode ficar em casa, e quem precisa trabalhar tem que ter um cuidado redobrado, e a principal forma de se proteger e de proteger as outras pessoas é através do uso da máscara. Usar máscara da forma correta salva", finaliza o estudante.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE