WebExt - Extensão em Foco divulga dois projetos de enfrentamento a covid-19

| ASSESSORIA


Entre as 31 propostas aprovadas pelo Edital COE nº 01/2020, dois projetos estão em andamento, um sobre a produção de EPIs com ferramentas de prototipagem rápida para agentes de saúde, coordenado pelo professor Natanael Yamamoto (FCA), e outro sobre o site Mapa covid-19, coordenado pelo professor Everton Castelão Tetila (FACET).
 
No projeto “Produção de EPIs com ferramentas de prototipagem rápida para agentes de saúde em atendimento a pacientes acometidos por doenças infectocontagiosas como covid-19”, o objetivo é fazer equipamentos de proteção individual para proteção contra gotículas ou respingos de agentes contaminantes. Já foram produzidas mais de 265 máscaras completas, utilizando impressoras 3D com sistema de corte a laser.
 
A equipe que está executando o projeto conta ainda com pesquisadores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), além de profissionais autônomos.
 
Já o projeto "Mapa covid-19" desenvolveu um site para verificação e acompanhamento do panorama atual da quantidade de casos nos estados do Brasil e nos municípios de Mato Grosso do Sul.
 
O site pode ser acessado pelo endereço covid19ms.netlify.com e é atualizado uma vez ao dia, utilizando dados oficiais fornecidos pelo Ministério da Saúde e também dos boletins diários da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul.
 
Na parte superior do site estão as informações nacionais sobre o coronavírus, na parte central estão as informações referentes a cada estado brasileiro e na parte inferior estão disponíveis informações sobre cada município de Mato Grosso do Sul, através de um mapa interativo. O projeto conta com a participação de dois alunos de curso de Engenharia de Computação da UFGD: Matheus Zarate e Felipe Natan.
 
O primeiro vídeo do programa WebExt - Extensão em Foco está divulgando essas ações e você pode conferir em:

 
NOVOS PROJETOS
Por meio do Edital COE nº 01/2020, o Comitê Operativo de Emergência (COE-UFGD), em conjunto com a PROEX, PROPP e PROGRAD, está selecionando projetos e ações de ensino, pesquisa, inovação e extensão de combate a covid-19. A terceira chamada das propostas acontecerá de 27 de abril a 03 de maio. 
 
Mais informações sobre ações realizadas pela UFGD durante a covid-19 estão em: https://portal.ufgd.edu.br/secao/coronavirus/acoes-ufgd



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE