7 dicas para ter uma estação de monta equina bem-sucedida!

| SHOP VETERINáRIO


As fêmeas equinas são animais considerados poliéstricos estacionais, ou seja, manifestam comportamento sexual apenas em uma época do ano, quando há maior incidência de luz, o que corresponde à primavera e verão no hemisfério sul. Esse período é chamado de estação de monta equina. Nessa ocasião, há repetição do cio nas fêmeas, até que haja fecundação. 

Por se limitar apenas a uma época do ano, é essencial que médicos veterinários obtenham o melhor resultado possível da estação de monta. Caso contrário, poderá ser um ano reprodutivo perdido para aquele animal. 

Tendo em vista a importância do período da estação de monta para obtenção da eficiência reprodutiva nos equinos, listamos algumas dicas essenciais para obter sucesso na reprodução. Continue a leitura e confira! 

1. Saiba identificar o ciclo estral das éguas durante a estação de monta

O ciclo estral em éguas é o período de que se estende de uma ovulação até a outra, já que esse animal apresenta repetidos cios na mesma estação de monta. É isso que irá preparar o animal para receber a concepção. Acontece principalmente entre os meses de agosto e fevereiro. 

Isso ocorre porque o animal necessita de mais luminosidade para apresentar o cio já que a luz inibe a glândula pineal a produzir a melatonina, que é o hormônio responsável pela regulação dos ritmos do corpo, relógio biológico e sono.

Dessa maneira, nos meses de inverno essa atividade hormonal se torna bastante reduzida, conhecida como anestro sazonal. Nesse sentido, o ciclo reprodutivo da fêmea equina se divide em, basicamente, 3 etapas. 

Proestro: O proestro é o período em que ocorre a maturação de um ou mais folículos, sob a influência do FSH. 

Estro: momento em que o trato genital da égua se prepara para receber espermatozoides e inicia a ovulação. Esse período dura em média 7 dias, podendo variar entre 2 e 12 dias. 

Metaestro: É considerado um estágio de transição no qual o estrógeno entra em declínio e em seguida, com o aumento da progesterona. Então, logo depois da ovulação ocorre formação de corpo lúteo;

Diestro: ocorre logo após o estro e é o período durante o qual a égua não aceita o garanhão. Depois da ovulação e do desenvolvimento do folículo, o seu trato genital se prepara para receber e gestar o embrião.

Sinais do ciclo estral

A maioria das ovulações ocorre entre 24 e 48 horas antes do final do estro. Com esse índice de variação do ciclo estral tão alto entre as espécies e até mesmo entre indivíduos, faz-se necessário um estudo prévio do histórico reprodutivo de cada égua já que suas características tendem a se repetir de um ciclo a outro e de uma estação a outra. 

A utilização do ultrassom veterinário é essencial para observar a atividade folicular, o crescimento dos folículos e o desenvolvimento do corpo lúteo.

De toda forma, o animal demonstra alguns sinais de que está no período de estro, como: 

Olhos brilhantes

Cauda levantada

Relincha a procura de macho

Maior frequência de urina

Movimento do clitóris

Vulva inchada

2. Faça exame andrológico nos garanhões

O exame andrológico em equinos é fundamental  é para criadores e médicos veterinários que desejam alcançar eficiência reprodutiva. E claro, obter altas taxas de prenhez por ano. Trata-se um de um conjunto de etapas cujo objetivo é avaliar todos os aspectos que podem estar relacionados com a fertilidade do macho equino, tais como:

condição física;

estrutura do sistema locomotor;

histórico de saúde;

fatores hereditários;

saúde dos órgãos genitais;

qualidade do sêmen.

Para conhecer todos esses fatores, é necessária a realização de etapas de avaliação. De forma resumida, os exames consistem em: 

Exame geral: usado verificar o seu estado de saúde geral, histórico de doenças, verificação do aparelho locomotor, frequência cardíaca e respiratória, olhos, dentição,  condição corporal, auscultação digestiva e pulmonar.

Exame do aparelho reprodutor: analisar a situação do sistema genital, tanto no que diz respeito às estruturas externas quanto internas no equino. Podem ser avaliadas por inspeção, palpação e ultrassonografia. 

Comportamento sexual:, um dos principais aspectos a serem levados em conta na estação de monta é que o animal seja capaz de identificar as fêmeas em estro.Para realizar essa etapa é importante que o profissional observe como o animal se comporta perto das fêmeas no período reprodutivo. 

Realização do espermograma: colheita e análise do sêmen do macho equino para observar volume, aspectos visuais, turbilhonamento, motilidade, vigor ou intensidade de movimentação individual e concentração, ou seja, número de espermatozoides por volume ejaculado.

3. O exame ginecológico nas fêmeas é essencial

Inegavelmente, para ter uma estação de monta bem-sucedida, fazer o exame ginecológico nas éguas é essencial. Nesse exame, devem ser levados em conta aspectos morfológicos dos órgãos genitais, ou seja, se o trato reprodutivo está saudável e adequado para receber a gestação. Nessa etapa, são avaliados: útero, ovidutos, ovários, vulva e cérvix. 

Além disso, aspectos da fisiologia reprodutiva são são fundamentais, como o fato das éguas serem poliéstricas estacionais. Com isso, é preciso estar atento ao momento exato em que iniciam seu ciclo reprodutivo e avaliar a dinâmica folicular ovariana.

Todos esses aspectos podem ser observados a partir da combinação dos exames de palpação retal e ultrassonografia.

4. Faça um bom manejo reprodutivo

No Brasil o número de cavalos passa de 5 milhões. Esses animais são usados, dentre outras atividades para fazer o manejo de gado bovino, esportes e lazer. Com isso, há uma crescente necessidade de aproveitar melhor o potencial genético de animais superiores e obter mais eficiência na reprodução durante a estação de monta. 

Nesse sentido, o manejo reprodutivo de equinos torna-se relevante pois com ele é possível selecionar os melhores animais. Dessa forma, garante a produção de um maior número de descendentes, sem colocar a sua saúde em risco. Mais do que isso, o manejo reprodutivo de equinos é importante para: 

fazer um bom controle sanitário de doenças; 

aplicar biotécnicas reprodutivas; 

selecionar os melhores animais; 

garantir o retorno da fêmea ao estro em um tempo menor; 

obter mais potros em um menor período de tempo. 

Outro fator essencial para o manejo reprodutivo adequado é cuidar para que a alimentação dos animais esteja balanceada. Afinal, uma boa nutrição auxilia no desenvolvimento ósseo correto, promove aprumos eficientes e reduz a incidência de cólicas (que são prejudiciais à atividade reprodutiva).

A alimentação adequada também garante que a atividade hormonal corra normalmente, garantindo que a fêmea manifeste o estro. Além disso, é preciso que a égua esteja bem-nutrida para entrar no período estral e conseguir legar a gestação adiante, sem riscos para o feto.

5. Aplique biotécnicas reprodutivas para obter eficiência

Durante a estação de monta equina, esperar que apenas a monta natural sem o auxílio de nenhuma biotécnica, pode não ser o melhor caminho para obter eficiência. Isso pois deixar as coisas correrem naturalmente abre margem para uma série de imprevistos. Afinal, o principal objetivo das técnicas de reprodução deve ser fazer o melhoramento genético do plantel e reduzir o tempo entre as gestações de forma segura.

Além disso, acompanhar a gestação, fazer a sexagem e monitorar a saúde dos animais como um todo também devem ser uma preocupação frequente. 

Nesse sentido, as biotécnicas reprodutivas mais utilizadas para garantir eficiência são: 

Transferência de embriões;

Inseminação artificial; 

Aspiração Folicular;

Congelamento de Sêmen e oócitos

Quer dominar técnicas de Reprodução Equina e ser profissional diferenciado? Clique aqui e conheça Cenva Pós-Graduação!

6. Selecione animais de alto padrão

Um dos grandes fatores de sucesso de uma estação de monta é a escolha adequada dos animais. É preciso apostar em machos e fêmeas que possuam alto padrão genético e que tenha características desejáveis ao criador. Além disso, é essencial que esses animais tenham uma linhagem condizente com a espécie. Para isso, é preciso também seguir algumas orientações. Confira: 

Geneticamente superiores; 

Livres de anomalias congênitas; 

Que possuam um bom histórico de fertilidade; 

Trato reprodutivo saudável e compatível com biotécnicas; 

Bom escore corporal; 

Sem risco de doenças infecto-contagiosas. 

7. Faça o diagnóstico precoce de gestação

A realização do diagnóstico de gestação precoce é bastante utilizada na reprodução de equinos para identificar o sucesso da estação de monta e da aplicação de biotécnicas para a obtenção de mais potros.

Com o auxílio da ultrassonografia básica, no modo B, é possível observar a presença ou não de embrião em aproximadamente 29 dias após a inseminação. Já em métodos mais avançados de ultrassonografia, com o auxílio do doppler, o médico veterinário consegue identificar a gestação a partir do 19° de gestação. 

Isso representa redução de tempo e custo para o criador. Afinal, ao visualizar precocemente a existência do embrião, o médico veterinário poderá adotar os próximos passos do manejo reprodutivo e nutritivo da fêmea. Caso a fecundação tenha sido bem sucedida, serão tomados os devidos cuidados com a saúde da égua.

Caso contrário, o animal deverá retornar ao estro para a reaplicação das biotécnicas, ou seja, quanto antes confirmar que a não existência de gestação, mais tempo o profissional poderá usar para reaplicar os protocolos.

Além da ultrassonografia para confirmação de gestação, pode ser feita a ultrassom para a sexagem fetal. Identificar precocemente o sexo do embrião equino pode ser útil para criadores que desejam comercializar fêmeas prenhez de determinado sexo. Com o ultrassom veterinário o sexo do embrião em aproximadamente 50 dias após a fecundação.

Bônus: Como ter sucesso?

De modo geral, para obter sucesso na estação de monta equina é preciso dominar bem a fisiologia animal. Também, saber reconhecer cada uma das suas fases reprodutivas e o seu comportamento sexual característico. Você pode aprender sobre todos esses aspectos no curso de Pós-graduação em Reprodução Equina do CENVA!

Outro fator essencial é ter a disposição equipamentos adequados para todas as fases do ciclo reprodutivo dos equinos, como um ultrassom veterinário. Portanto, se você quiser conhecer modelos de ultrassom ideais para a reprodução equina, clique no banner abaixo e confira nossas condições imperdíveis!