Mais um furacão nascendo no Atlântico Norte

| CLIMA TEMPO


As águas do oceano Atlântico Norte começaram setembro bastante animadas. Duas áreas de instabilidade evoluíram rapidamente, em cerca de 12 horas, para tempestades tropicais e uma delas poder se transformar em um novo furacão ainda esta semana.

A instabilidade que deu origem à tempestade tropical Paulette surgiu na madrugada de 7 de setembro de 2020 e 12 horas depois, com seu rápido fortalecimento, já era uma tempestade tropical.

Na análise técnica emitida pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), às 21 UTC (18 horas, em Brasília), Paulette estava com ventos sustentados de 100 km/h, com rajadas mais fortes, e a pressão atmosférica mínima era de 995 hPa. A velocidade de deslocamento era de 13 km/h, indo para noroeste.

O centro da tempestade tropical Paulette estava a 2175 km a oeste de Cabo Verde.

A previsão do NHC é que Paulette se fortaleça na noite desta terça-feira, 8 de setembro, mas que volte a enfraquecer durante a quarta-feira, 9 de setembro e continue perdendo força nos dias seguintes.

Tempestades tropicais Paulette e Rene em 8/9/2020

A tempestade tropical Rene também surgiu com uma área de instabilidade no começo da manhã de 7 de setembro e em cerca de 12 horas evoluiu para uma tempestade tropical e foi nomeada.

Na análise técnica emitida pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), às 21 UTC (18 horas, em Brasília), Rene estava com ventos sustentados de 65 km/h, com rajadas mais fortes, e a pressão atmosférica mínima era de 1001 hPa.

O centro da tempestade tropical Rene estava a 425 km a oeste/noroeste das ilhas de Cabo Verde e a velocidade de deslocamento era de 26 km/h, indo para oeste.

Embora com pressão atmosférica mínima maior do que a Paulette, a previsão do NHC é que Rene se fortaleça e se transforme em um novo furacão em alguns dias.

Furacões e ciclones: previsíveis e perigosos

Confira os ciclones que já foram nomeados este ano na bacia do Atlântico Norte, conforme análise no NHC, sigla em inglês para o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, com sede na Flórida.

Nome Data

Siglas pela ordem de evolução de intensidade: TD= depressão tropical

TS= tempestade tropical, H= furacão; MH= grande furacão

---------------------------------------------------

TS Arthur 16-19 maio

TS Bertha 27-28 maio

TS Cristobal 1-9 jun

TS Dolly 22-24 jun

TS Edouard 4-6 jul

TS Fay 9-11 jul

TS Gonzalo 1-25 jul

H Hanna 23-27 jul

H Isaias 30 Jul- 5 ago

TD Ten 31 Jul- 1 ago

TS Josephine 11-16 ago

TS Kyle 14-16 ago

MH Laura 20-28 ago

H Marco 20-25 ago 75

TD Fifteen 31 ago- 35