Dentro da programação das aulas online em razão do avanço da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Maracaju fizeram uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que é o pioneiro da literatura infantil brasileira. Como parte do trabalho, eles desenvolveram imagens e mensagens relacionadas ao dia 18 de abril, data em que se comemora o aniversário do escritor e também o “Dia Nacional do Livro Infantil”.

 

Segundo a professora Ana Cláudia Matos Krul, que leciona a disciplina de Língua Portuguesa, o objetivo da atividade online foi tematizar ideias traçadas a partir das escolhas de mensagens e imagens do escritor Monteiro Lobato para incentivar os alunos a buscarem formas criativas de homenagear o personagem escolhido, respeitando o tema proposto e, principalmente, celebrando a literatura brasileira.

 

Ela explica que a ideia surgiu no decorrer de uma aula da disciplina de Língua Portuguesa em que foi discutida a Literatura Brasileira e um dos escritores em debate era Monteiro Lobato. Assim, nasceu a proposta de os alunos pesquisarem tudo sobre ele e produzirem imagens dos seus principais personagens.

 

“Nessa mudança que estamos vivendo por conta da pandemia da Covid-19, nós nos preocupamos com nossos estudantes, com a aprendizagem de cada um deles. Assim, todos os dias em torno de aulas online buscamos juntos experiências digitais para construção de algo inédito”, declarou Ana Cláudia Matos.

 

A professora completa que o trabalho teve como foco Monteiro Lobato e mobilizou as diversas séries do Ensino Fundamental. “A cada dia, nossos alunos superam novas expectativas para aprendizagem. É gratificante ver o envolvimento, o empenho de cada um. Tudo isso contribui de forma determinante para o processo de construção do conhecimento”, garantiu.

 

Para a aluna Hayana Arguelho Zimpel, do 9º ano do Ensino Fundamental, a homenagem para o escritor Monteiro Lobato foi muito produtiva. “Pesquisamos e conhecemos a história dele, como surgiu o Dia Nacional do Livro. Nos encantamos com seus personagens e mensagens. Foi um trabalho todo desenvolvido em casa, todos envolvidos com a criatividade em época de coronavírus”, afirmou.

 

A Indústria continua por você!



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE