Tempo
Alerta de ventania ciclônica no Sul do BR
| CLIMA TEMPO
Um forte ciclone extratropical se forma durante a quarta-feira, 2 de setembro, entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul. No começo da noite desta quarta, o sistema já deve estar completamente organizado, com centro entre o leste do Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul, com pouco menos de 1010 hPa, pela estimativa dos modelos de simulação atmosférica global GFS e ECMWF.
A Climatempo alerta para o risco de ventania com até 90 km/h no centro-sul, no oeste e leste do Rio Grande do Sul e de 50 km/h a 70 km/h no restante da Região Sul
Durante a madrugada do dia 3 de setembro, quinta-feira, o ciclone extratropical se intensifica no litoral do Uruguai e próximo à Santa Vitória do Palmar, no extremo sul gaúcho, com a pressão do ar baixando para menos de 1000 hPa sobre o mar.
A pressão do ar mais baixa faz com que as rajadas de vento fiquem mais fortes. Na madrugada e manhã da quinta-feira, 3 de setembro, há risco de rajadas de vento em torno de 80 km/h a 100 km/h no sul do Rio Grande do Sul, atingindo locais como Chuí, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande e Pelotas. Por influência do relevo, a serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina também poderão ter rajadas de vento da ordem de 100 km/h.
Nas demais áreas do Sul do Brasil, as rajadas de vento na madrugada e manhã da quinta, 3 de setembro, poderão alcançar velocidades entre 50 km/h e 70 km/h
As rajadas de vento tendem a enfraquecer no decorrer da tarde de 3 de setembro com o afastamento do ciclone.
Este sistema não terá influência no Sudeste e nem no Centro-Oeste do Brasil.
Sobre a Climatempo
Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.
Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.
A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.
LEIA MAIS

Prefeitura de Dourados fará reforma de R$ 6,5 milhões na Escola Profª Avani Cargnelutti Fehlauer
Há 7 horas