Pequenos no tamanho e enormes no prejuízo: Os minúsculos inimigos do milho que podem gerar mais de 40 milhões de toneladas de perda da produção

| ASSESSORIA


Aumento dos preços das carnes, cinemas com pipoca mais cara e até festa junina sem pamonha. Longe de ser utopia, esses são alguns problemas reais que minúsculos inimigos, que dificilmente ultrapassam 3 cm de tamanho, podem causar às plantações de milho, a segunda maior cultura agrícola do país. "A redução da oferta causada por lagartas elevaria o custo não somente do grão, mas também de bovinos, aves e porcos, que se alimentam da ração derivada do milho. Com isso, estaria em risco um dos mais importantes itens da cesta básica. O prejuízo não seria apenas dos agricultores, mas de toda a população", explica Julio Borges, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg).

 

Quatro pequenos insetos, que pesam quase o mesmo que uma folha de papel, são responsáveis pelos maiores prejuízos à lavoura de milho: a lagarta elasmo, a lagarta das folhas, a larva alfinete e, a mais comum, a lagarta do cartucho. Estudos mostram que apenas esta última praga pode causar prejuízos médios de 20% à produtividade, já tendo alcançado 40% de perda de produção em algumas regiões. "O aumento da infestação dessas pragas no campo gera inflação do preço de todos os produtos derivados desta cultura e impacta diretamente a produção de ração animal, que é o principal derivado do milho hoje", complementa Eliane Kay, diretora executiva do Sindiveg.

 

O Brasil produz anualmente cerca de 100 milhões de toneladas de milho. Se perdesse 20% de sua safra para o ataque de lagartas, seriam 20 milhões de toneladas a menos por ano, ou seja, peso equivalente a 22 milhões de carros populares. Em valor, o prejuízo superaria R$ 750 milhões. Essa conta seria repassada para outros setores, como o de proteínas animais e também a soja, outro grão utilizado na alimentação dos animais no país, chegando aos consumidores finais na forma de preços das carnes mais elevados.

 

A proteção do milho contra as lagartas exige o uso de defensivos agrícolas. Os inseticidas são essenciais para acabar com as infestações de insetos prejudiciais às lavouras, como a lagarta das folhas, que pode depositar até 1.000 ovos, ou a lagarta do cartucho, que chega a depositar até 100 ovos de uma única vez. Como o desenvolvimento dessas pragas é rápido, em pouco tempo elas se disseminam pela plantação de milho, o que é uma preocupação durante todo o ciclo de cultivo, já que atacam em diversos momentos do desenvolvimento da cultura: desde o início do plantio – como a lagarta elasmo – até a hora da colheita – caso da larva alfinete.

 

" Os defensivos agrícolas disponíveis no mercado brasileiro passam por um rigoroso processo até sua liberação e comercialização. São anos de testes para comprovar sua segurança, tanto para quem aplica quanto para quem consome os alimentos e, também, para o meio ambiente, além de possuírem eficiência cientificamente comprovada. Eles precisam ser usados como recomendado pelos fabricantes em bula e, assim, cumprir sua função para garantir o acesso de todos aos alimentos", salienta Eliane. "O sucesso da produção de alimentos de maneira correta e segura é essencial para que não falte comida na mesa da população do País", finaliza a diretora executiva do Sindiveg.

 

Confira no site do Sindiveg (www.sindiveg.org.br) mais informações sobre essas pragas e demais desafios da cultura do milho e das principais culturas brasileiras.

 

Sobre o Sindiveg

 

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) representa a indústria de produtos para defesa vegetal no Brasil há 79 anos. Reúne 26 associadas, distribuídas pelos diversos Estados do País, o que representa aproximadamente 40% do setor. Com o objetivo de defender, proteger e fomentar o setor, o Sindiveg atua junto aos órgãos governamentais e entidades de classe da indústria e do agronegócio pelo benefício da cadeia nacional de produção de alimentos e matérias-primas. Entre suas principais atribuições estão as relações institucionais, com foco em um marco regulatório previsível, transparente e baseado em ciência, e a representação legitima do setor com base em dados econômicos e informações estatísticas.

 

A entidade também atua em prol do fortalecimento e da valorização da comunicação e da imagem do setor, assim como promove o uso correto e seguro dos defensivos agrícolas. Para mais informações, acesse www.sindiveg.org.br.

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE