Coronavírus: Drives-thru já estão funcionando em Dourados e Três Lagoas

| SUBSECRETARIA DE COMUNICAçãO €� SUBCOM


A iniciativa que deu certo em Campo Grande, otimizando a disponibilidade dos diagnósticos de coronavírus, será implantada em Dourados e Três Lagoas, com os agendamentos iniciando a partir deste sábado (25). É o drive-thru – sistema no qual os testes são realizados dentro do próprio veículo, com o mínimo de contato, de forma segura, eficiente e rápida. 

Em Dourados, o atendimento será feito nas segundas, quartas e sextas-feira. Para atendimento, a população tem que ligar no Disk Coronavírus Dourados, pelo telefone (67) 3311 6263. Serão realizados 30 exames por dia. Neste mesmo número, será possível não apenas a realização de exames, como também tirar dúvidas sobre a doença, no mesmo formato realizado na Capital. 

Já em Três Lagoas, os atendimentos serão nas terças e quintas-feira, por intermédio do telefone (67) 3311 6264, com uma média de 20 coletas ao dia. 

Para o Coronel Marcelo Fraiha, do Corpo de Bombeiros, a medida vai agilizar o processo de identificação de pessoas afetadas pela doença.  “Os profissionais treinados, em média 5, entre Bombeiros militares e profissionais da saúde farão o atendimento”, explica. 

Em Campo Grande, já foram coletadas 693 amostras no Drive-Thru Covid-19 em Campo Grande. Deste total, 674 deram negativo e 19 deram positivo.

A consulta é agendada via telefone e confirmada por um SMS, mensagem por celular, com a data, o horário e o local. Ao chegar no dia do exame, após as confirmações dos dados, é realizada a coleta RT PCR, por biologia molecular, dentro do próprio automóvel, sem a presença de acompanhante (quando assim possível, desconsiderando os casos de crianças e idosos) e levando cerca de 05  minutos, ou seja, de forma rápida, organizada e segura.

O exame é encaminhado ao Laboratório Central (Lacen), o resultado leva de 24h a 48h no máximo e é encaminhado por SMS ao paciente, que também é acionado pela equipe médica responsável do Disk Covid. O cidadão também poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde – www.saude.ms.gov.br.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE