Artigo: A importância de aplicativos para caminhoneiros

Os caminhoneiros que trabalham com as ferramentas adequadas perdem menos tempo com processos desnecessários

| ICARROS


Confira o artigo assinado por Jarlon Nogueira, no qual o executivo explica como o uso dos aplicativos tornou-se frequente e como eles facilitam o dia a dia dos caminhoneiros e empresários que trabalham com logística.

O valor dos aplicativos para motoristas de caminhão e empresas

Por Jarlon Nogueira*

Se a pandemia e as necessidades do 'novo normal' pegaram de surpresa muitos empresários, que tiveram que se adequar à transformação digital e correr para não perder vendas, podemos dizer que isso não aconteceu com o setor de cargas. 

Já faz tempo que os caminhoneiros estão acostumados e usam aplicativos que facilitam o seu dia a dia. A edição de 2019 da Pesquisa CNT Perfil dos Caminhoneiros, que levou em conta a opinião de 1.066 caminhoneiros, apurou que quase 88% desses profissionais utilizam notebook, smartphones ou tablets para acessar informações relevantes para o seu trabalho.

Outros dados interessantes: 98% desses profissionais acessam a internet pelo smartphone, sendo que 90,6% navegam na rede diariamente. A utilização para fins profissionais fica em segundo lugar, com 55,4%, perdendo apenas para o acesso à mídias sociais (68,1%).

Podem ser aplicativos e plataformas de contratação de fretes, saber como está o trânsito, o clima, ou mesmo ter a carteira de motorista e a documentação do 'pesado' digital e na palma da mão. 

Há ainda utilizações bem interessantes, como manter o profissional acordado principalmente à noite ou mesmo ajudá-lo a cuidar do bolso e controlar os gastos com combustível, seguro e manutenções, entre outras despesas. 

Mas não são apenas os caminhoneiros que têm acesso às novas tecnologias trazidas pelos aplicativos. As empresas que utilizam os seus serviços também! Seja disponibilizando cargas para transporte, realizando o gerenciamento dessa contratação ou conversando diretamente com o caminhoneiro quando necessário.    

Como deu para perceber, são diversas as maneiras de facilitar a vida tanto do caminhoneiro como de quem contrata os seus serviços. E os benefícios são diversos! O primeiro deles é ter inteligência de negócios.  

Seja o motorista que dirige o seu próprio caminhão ou uma grande empresa que contrata os seus fretes, são gerados dados que ajudam a administrar toda a operação de maneira efetiva e sem falhas.  

E essa inteligência leva a uma maior produtividade. Para os caminhoneiros significa rodar o mínimo possível vazio, enquanto para as empresas é não perder tempo em despachar uma carga, rastreando o pedido até o destino final. 

Controle da operação e aumento da qualidade e do nível dos serviços são vantagens encontradas pelos empresários. Isso é sentido pois os caminhoneiros que trabalham com as ferramentas adequadas perdem menos tempo com processos desnecessários. 

A redução de custos também é um fator importante. Enquanto os caminhoneiros dirigem melhor e com mais assertividade, economizando combustível, as empresas podem ter uma economia de até 30% ao utilizarem aplicativos que levem em conta a primarização logística ao invés de transportadoras contratadas, por exemplo.

Viu como a tecnologia tem valor para o setor de cargas? Caminhoneiros e empresários só ganham ao utilizar os aplicativos!  

* Artigo escrito por Jarlon Nogueira, CEO da AgregaTech - empresa de tecnologia que oferece soluções inovadoras de logística de transporte para a indústria. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros) Instagram (instagram.com/icarros_oficial) YouTube (youtube.com/icarros)



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE