UNIGRAN Dourados e Capital iniciam hoje Semana Jurídica de Direito em plataforma própria

| ASSESSORIA


Nesta segunda-feira, 24, inicia a XLI Semana Jurídica UNIGRAN Dourados integrada com a I Semana Jurídica UNIGRAN Capital, com o tema ‘Direito, Sociedade e Tecnologia: a superação de paradigmas em tempo de pandemia. A novidade é que o evento vai inaugurar o ‘Auditório Virtual UNIGRAN’, que é uma plataforma própria criada pela Instituição para garantir a continuidade da programação de eventos dos cursos com a mesma qualidade dos presenciais.

Entre os objetivos do evento estão propor uma reflexão crítica que valorize os fenômenos jurídicos e sociais contemporâneos em tempos de pandemia, contribuir para a formação de egressos capazes de promover justiça e desenvolver livremente os preceitos de cidadania dentro do contexto nacional, oportunizar acesso democrático a discussões jurídicas e sociais nacionais, regionais e locais, valorizando aspectos interdisciplinares que integram a prática jurídica, e ainda, valorizar o processo de construção do conhecimento e sua aplicabilidade na formação acadêmica, profissional e pessoal, despertando o senso ético e crítico, o discernimento e a participação em prol do desenvolvimento humano.

Renato de Aguiar Lima Pereira, diretor da Faculdade de Direito da UNIGRAN, falou sobre o novo formato do evento e a expectativa da participação. “Pela primeira vez estamos fazendo uma Semana Jurídica que é virtual e também em conjunto com a UNIGRAN Capital, então a nossa expectativa é muito grande, pelo fato de estarmos em uma pandemia e o evento acontecer online, garantindo a preservação da saúde de todos os participantes”, falou.

“A UNIGRAN construiu uma plataforma virtual que certamente vai superar as expetativas de todos os inscritos, que até o momento são mais de dois mil. Nesses 41 anos de Semana Jurídica, acredito que essa vai ser o ‘divisor de águas’, pois vai marcar a história, assim como a Instituição fez ao longo de toda a sua existência”, pontuou Aguiar.

No mês de julho, o curso realizou uma colação de grau virtual, que contou com a participação de mais de mil participantes assistindo e a partir dessa experiência, o curso decidiu fazer o evento não deixando a formação acadêmica ser impactada pela pandemia.

Diversos profissionais renomados no cenário nacional do Direito serão palestrantes no evento. Entre eles, destaque a dois dos maiores processualistas, Dr. Fábio Caldas de Araújo, do Direito Civil, que vai abordar ‘O Processo em Tempo de Pandemia’, e o Dr. Rogério Greco, do Direito Penal, que vai falar do tema ‘A influência da mídia no direito penal’.

A programação também contará com as palestras ‘A revisão dos contratos pós-pandemia’, com Dr. Alessandro Meliso Rodrigues; ‘O princípio da legalidade diante da Covid-19’, com Dr. Flávio Garcia Cabral’; ‘Criança e Adolescente, os desafios adicionais resultantes da Pandemia no cenário da contemporaneidade’, com Dr. João Batista da Costa Saraiva; ‘Inovações processuais do Pacote Anticrime’, com Dr. Nestor Tavora; ‘Inteligência artificial e o judiciário: questões éticas à luz dos direitos fundamentais’, com Dr. Roberto da Freiria Estevão; ‘O meio ambiente na Corte Internacional de Justiça’, com Dr. Lucas Lima; ‘A reforma tributária em tempo de tecnologia e de pandemia’, com Dr. Edvaldo Brito; ‘Colaboração Premiada e a Lei Federal n. 13.964 de 2019’m, com Dr. Douglas Fischer; ‘Trabalho on-line em tempos de pandemia’, com Dr. Luís Antônio Camargo de Melo; ‘Em tempos de respiração somos todos índios?’, com Dr. Alvaro de Azevedo; ‘O sistema tributário brasileiro: ‘robin hood’ às avessas’, com Dr. Helton Kramer; ‘Covid-19, Crise e Relações de Trabalho: o direito do trabalho e a atuação do Judiciário nos desafios impostos pela pandemia’, com Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Douglas Alencar Rodrigues; e ‘Pandemia e Direito Constitucional: a crise nos direitos sociais e na democracia’, com Dr. Flávio Martins.

Ainda, acontecerá o debate ‘Combate à violência doméstica e de gênero: como avançar?’, com a Dra. Márcia Bicalho Borini, Dra. Eva Maira Cogo da Silva e Dra. Helena Alice Machado Coelho e também o lançamento do livro ‘Direito dos animais na família: um debate necessário’, dos autores Dr. Thiago Pires Oliveira, Dr. Camilo Henrique Silva e Me. Gilberto Ferreira Marchetti Filho.

O ‘Auditório Virtual da UNIGRAN’ surge alinhado com outros recursos tecnológicos que a Instituição já possui, como por exemplo, o Google For Education. O acesso à plataforma será liberado dez minutos antes de cada atividade.

Para garantir a mesma interação entre os participantes e palestrantes, uma ferramenta será disponibilizada para o envio de perguntas. A plataforma também se adapta com a conexão de internet de cada participante e para garantir a lisura e confiabilidade da certificação, a participação de cada inscrito será auditada durante as atividades.

A participação na Semana Jurídica integrada é gratuita e aberta para profissionais e outros interessados. A inscrição pode ser feita no site do evento (eventos.unigran.br/direito2020), que também possui a programação completa com o currículo de cada palestrante. Ao se inscrever, um e-mail será enviado com om código de acesso, que será solicitado para entrar no auditório.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE