Apoio psicológico da UFGD atendeu mais de 40 estudantes durante a pandemia

| ASSESSORIA


São conflitos de relação, medo, ansiedade, tristeza, preocupação ou angústia. Esses foram alguns dos sentimentos e emoções relatados pelos estudantes da UFGD que nesse período de pandemia do novo coronavírus (covid-19) tiveram também que se adaptar a uma nova realidade. Pensando nessa problemática, três psicólogas da instituição acolheram esses acadêmicos por intermédio do projeto Saúde Mental de Estudantes Universitários no Período de Pandemia.

Franciele Mezacasa, Talita Meireles e Clarissa Justino criaram grupos on-line, auxiliando os alunos na compreensão da nova situação, orientando na busca de pensamentos realistas, exercícios de relaxamento/concentração e autocuidado. Além disso, os contatos das profissionais ficaram à disposição para atendimentos individuais.

A modalidade, apesar de recente, tem crescido amplamente em todo mundo por causa da evolução tecnológica. "Nós buscamos contribuir com a promoção da saúde mental. Os atendimentos em grupo foram realizados semanalmente onde foi possível um momento de escuta, acolhimento e trocas de experiências sobre como lidar com as dificuldades encontradas devido ao isolamento social", conta Franciele. Para ela, a vivência também foi significativa de reflexão e ressignificação do sofrimento emocional causado pelas mudanças e o grupo mobilizou os recursos internos existentes em cada universitário para suportar e se reorganizar diante da situação.

Além do atendimento em grupo, o atendimento individual prevaleceu majoritário. Talita informa que eles continuarão sendo feitos em forma de plantão, todas as segundas e quartas-feiras, das 8h às 12h, com limitação de cinco alunos por encontro.

É bom lembrar que os atendimentos psicológicos de plantão na UFGD são ofertados desde o ano passado pelo serviço de atendimento Psicossocial da PROAE-UFGD. 

O PROJETO
O projeto Saúde Mental de Estudantes Universitários no Período de Pandemia ofereceu apoio psicológico pontual a alunos e alunas da UFGD no momento de crise mundial causada pela pandemia, com plantões semanais individuais e por meio de grupos on-line que funcionaram como rodas de conversa a distância para partilha de vivências, reflexões e construção de alternativas saudáveis para lidar com o distanciamento social. 

Ao todo, 16 alunos participaram do grupo on-line. Já os plantões individuais, realizados de abril a junho, atenderam 31 pessoas. O projeto foi aprovado pelo Comitê Operativo de Emergência (COE). 

Jornalismo ACS/UFGD



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE