Meio Ambiente
Tempo seco favorece queimadas no Centro-Oeste
| CLIMA TEMPO
A Região Centro-Oeste do Brasil está passando por um um grande período de seca, e por enquanto não há expectativa de grandes mudanças para reverter essa situação.
Ao longo dos próximos dias, com o avanço de uma frente fria, a umidade até fica mais elevada no sul de Mato Grosso do Sul. A tendência é de um pouco de chuva, mas ainda com acumulados muito baixos. A chuva tende a se espalhar um pouco mais sobre o estado, a partir do próximo domingo, 16 de agosto, por causa de uma nova frente fria mais forte que vai avançar pelo Brasil. Até lá, o sol ainda predomina no estado, faz bastante sol e calor, e a umidade relativa do ar continua baixa. Na quarta-feira índices abaixo dos 20% devem ser registrados.
Os estados de Mato Grosso e Goiás, e também o DF, seguem ainda com tempo extremamente seco e quente. A umidade relativa do ar continua muito baixa também, com valores que devem ficar abaixo dos 20% nas horas mais quentes da tarde. A situação é de alerta!!
Calor intenso
As temperaturas seguem muito altas nesta semana, com máximas acima dos 30°C por várias cidades do Centro-Oeste do Brasil. Cuiabá lidera o ranking das capitais mais quentes da semana no Brasil. A cidade deve ter máximas em torno dos 39°C, e até o fim da semana a máxima chega aos 40°C.
Esse tempo seco e quente ajuda a deixar a vegetação ressecada, e com isso os focos de incêndio aumentam com mais facilidade. Este período do ano já costuma ser marcado por essas características, mas a situação é bem preocupante, principalmente nas áreas do Pantanal. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(INPE), só no ano de 2020, o estado de Mato Grosso já registrou11.770 focos de fogo. Sendo que só nesse mês de agosto, em apenas 10 dias foram 2594 focos.
Agricultura
A engenheira agrônoma da Climatempo, Tatiane Cravo, alerta que, com a umidade relativa do ar baixa, os produtores devem ficar se manter atentos ainda nos próximos dias por causa das queimadas. É importante ficar alerta, principalmente, aos fardos de algodão que ainda estão em campo.
LEIA MAIS

DOF apreende carga milionária de cocaína em tanque de combustível de veículo em Ponta Porã
Há 39 minutos

PRIMEIRA PÁGINA
