Por que o ar seco é ruim para a saúde?

| CLIMA TEMPO


É comum ouvirmos comentários como “o ar está muito seco e minha sinusite atacou” ou “ com esse ar seco, a rinite piorou”. O que tem a ver a secura do ar com a sua saúde? O problema é que, quando o nível de umidade no ar fica muito baixo, sentimos desconforto porque a produção das mucosas das vias aéreas superiores (VAS, na forma abreviada) fica comprometida e isto é o início para o agravamento de vários problemas respiratórios.

AsVAS são as cavidadesnasais, a faringe e a laringe etêm um papel importante na umidificação e aquecimento do ar que está sendo respirado.O corpo humano controla ativamente a umidade e a temperatura (até um certo limite), gastando mais energia para isso se necessário, dilatando vasos sanguíneos, por exemplo.

Asmucosas destas áreas do corpo produzem mucos que atuam como uma barreira natural contra os corpos estranhos(e que não vemos) que ficam misturados ao ar que respiramos. Mucosas são células em contínua produção e que vão morrendo assim que cumprem sua função de “barreira”.Os pelinhos das narinas, por exemplo, também ajudam a filtrar (barrar) a entrada de “estranhos”.

O problema é quequando a produção do muco das mucosas das VAS fica prejudicada, a nossa proteção naturalcontra agentes nocivos externos,químicos ou biológicostambém diminui. As VAS ficam mais expostas a estes organismos estranhos quando ficam ressecadas por causa da diminuição da produção do muco natural.

Quando aumidade no ar diminui muito, a produção de muco pelas mucosas diminui. Isto deixa o nossocorpo mais frágil, mais suscetível ao ataque dos agentes externos nocivos.

Vírus de gripe, bactérias que estão no ar, a fumaça liberada do escapamento dos veículos e por muitas indústrias, apoeira que fica em suspensão no ar, principalmente quando temos vários dias consecutivos sem chuva, são alguns destes agentes nocivos estranhos aos quais ficamos diariamente expostos.

Efeitos ruins do ar seco

O ar que respiramos está longe se ser limpinho, mas fica mais sujo e “perigoso” quando temos uma sequência de dias sem chuva e com pouco vento, quando passamos muitas horas em locais fechados, com grande concentração de pessoas. Então, estamos quase sempre expostos a estes agentes nocivos.

Ascondições meteorológicas de ar seco e pouco vento são fatores que aumentam a concentração de poluentes no ar e, consequentemente, o risco de entrada de corpos estranhos no nosso organismostambém aumenta. É isto que ocorre em grande parte dooutono e do inverno, que são as estações de pouca ou nenhuma chuva na maioria das áreas do Brasil.

Foto de Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda umnível mínimo de 60% de umidade relativa no ar para o conforto e saúde do ser humano. Passar uma semana eventualmente com níveis de umidade no ar muito abaixo deste valor não causa grandes danos à saúde. O problema é manter esta situação de ar seco por um longo período, por semanas seguidas.

Infelizmente é isto que ocorre em parte do outono e especialmente no inverno em muitas áreas do Brasil.Níveis de umidade relativa do ar entre 20% e 40% ocorrem quase todos os dias do inverno na maioria das áreas do interior do Nordeste, no Tocantins, no sul do Pará, em todo o Centro-Oeste e em grande parte do interior da Região Sudeste.

A forma mais simples, rápida e barata de diminuir o risco de seu corpo ser “invadido” pelas “coisas estranhas” que estão no ar émanter a produção das mucosas das VAS em dia. Ahidrataçãoajuda a manter a produção do muco nas mucosas, que significamanter a proteção naturaldas cavidades nasais, da faringe e de laringe, que formam as VAS.

Beber água, molhar as narinas com frequência, e para quem tem algum problema respiratório crônico, fazerinalação regularmentesão ações simples e poderosas para evitar que a proteção natural do nosso corpo fique fragilizada e vire uma porta aberta para entrada dos agentes nocivos que estão no ar.

Amaior hidratação do corpo é a grande aliada para diminuir os problemas causados pela secura do ar.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE