Política
Proposta altera lei tributária para permitir parcelamento do ITCD
| ALMS
A legislação tributária de Mato Grosso do Sul poderá ser alterada para assegurar o parcelamento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD). É o que propõe o Projeto de Lei 72/2020, que começou a tramitar na Casa de Leis. A matéria, de autoria do deputado Cabo Almi (PT), altera a redação do da Lei 1.810/1997, que dispõe dos tributos de competência do Estado.
O projeto muda a redação do capítulo VI e do artigo 133 da lei. No texto atual do capítulo VI, que trata sobre o local, a forma e o prazo para recolhimento do tributo, será acrescida a palavra “parcelamento”. O mesmo termo será adicionado no artigo 133, que passará a ter a seguinte redação: “O parcelamento, local, forma e prazo para o recolhimento do ITCD serão estabelecidos em regulamento”.
O parlamentar justifica que o Decreto 5087/89, que regulamentou a Lei 1.810/1997, não prevê o parcelamento do ITCD. Mesmo que esse decreto permitisse que o recolhimento do tributo fosse parcelado, “haveria clara supressão de instância legislativa desta Casa de Leis, pois a hipótese de parcelamento tem que ser expressa e compatibilizada com o texto legal”.
Assim, conforme o deputado Cabo Almi, é preciso alterar a lei para que haja amparo legal para que o imposto possa ser parcelado. “Portanto, a medida que se impõe é o necessário aperfeiçoamento legislativo proposto para que se possa realizar o ato do parcelamento”, infere.
O projeto segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e, caso receba parecer favorável, será votado em plenário.
LEIA MAIS

Marcelo Mourão relembra luta para garantir reforma de posto no Jardim Ouro Verde
Há 22 minutos

Prefeitura atende solicitação de vereadores e prepara serviço itinerante nos distritos
Há 22 minutos

“Foi uma vitória dura, mas contundente', diz Turco Mohamed - Vídeos - Gazeta Esportiva.com
Há 22 minutos