Instituições parabenizam a UFGD e destacam sua importância para o desenvolvimento regional

| ASSESSORIA


Prefeitura de Dourados, Câmara de Vereadores de Dourados, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS),  4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), 4ª Subseção da OAB Dourados/Itaporã, Academia Douradense de Letras (ADL) e a liderança Kaiowá, Getúlio de Oliveira, enviaram hoje mensagens de congratulações pelos 15 anos de criação da UFGD.
 
Em comum elas destacam o papel da UFGD para o crescimento intelectual, científico e profissional de Dourados e Região, para o desenvolvimento de MS e a consequente contribuição para o País.
 
Entre os pontos elencados na homenagem feita pela prefeita de Dourados, Délia Razuk, está o impacto da interiorização das Instituições Federais de Ensino Superior, ou seja, os investimentos nas universidades federais localizadas fora das capitais de estado. “A Prefeitura de Dourados é uma parceria da UFGD e vê nessa instituição a catalizadora de projetos e ações que visam o engrandecimento da nossa comunidade. Feliz é a cidade que conta com uma Universidade própria. Dourados vive esta felicidade e desejamos profícuos e longos anos de existência com cuidados extremos com o desenvolvimento sustentável da região e a valorização da nossa gente”, afirma no texto enviado por e-mail.
 
Para homenagear todos os acadêmicos, professores e técnicos administrativos, a Câmara de Vereadores de Dourados apreciará, na sessão ordinária de 3 agosto, o projeto de Jubileu de Cristal alusivo aos 15 anos da UFGD. De acordo com o chefe do parlamento municipal, vereador Alan Guedes, a Universidade nasceu de um sentimento e um momento importante do país. “A UFGD é um patrimônio da cidade, um polo irradiador de conhecimento e pesquisa para todo o Brasil. Temos muito orgulho de ter esta Instituição tão forte e que, apesar das dificuldades, tem resistido e avançado”, enfatiza Alan Guedes por meio de notícia no portal da Câmara.
 
Também ressaltando o marco de Jubileu de Cristal, o presidente da Academia Douradense de Letras, Marcos Coelho, enviou por e-mail uma mensagem de congratulação e um poema fazem referência ao hino da cidade. Na mensagem, Marcos Coelho lembra da contribuição da instituição desde que era um campus da UFMS e afirma que a presença da universidade possibilitou que Dourados fosse conhecida como Cidade Universitária. “Essa instituição consolida a história e o crescimento intelectual, científico e profissional de Dourados, de forma significativa à Cidade Modelo, honrando-nos com mais um título, o de Cidade Universitária, marcando o progresso no Oásis do Brasil”, diz trecho da mensagem.
 
Localizadas no mesmo endereço, a união entre as duas universidades foi lembrada pelo reitor da UEMS, professor Laércio Alves de Carvalho. “Dividimos um espaço comum, que é a Cidade Universitária de Dourados, o que demonstra uma irmandade de longa data. Que possamos crescer em conjunto, com foco em nossa população e no desenvolvimento do nosso Estado e de nosso país”, afirma um trecho da mensagem enviada por e-mail.
 
O campus de Dourados do IFMS publicou na sua página nas redes sociais a seguinte mensagem: “Parabéns UFGD pelos 15 anos de trabalho e contribuição significativa ao nosso país. Sempre parceiros!”. Outra instituição a lançar sua homenagem nas redes foi a ACED, com a seguinte texto: “Um sonho douradense que virou realidade. Nossos agradecimentos a todos os professores e funcionários, que passaram pela instituição e ajudaram a construir sua história!”.
 
A comunidade acadêmica também foi felicitada pelo comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, general Eduardo Tavares Martins, que parabenizou a reitora pro tempore Mirlene Ferreira Macedo Damázio e “todos os integrantes desta prestimosa instituição pelo transcurso do 15º aniversário de criação da Universidade Federal da Grande Dourados”.
 
A 4ª Subseção da OAB Dourados/Itaporã divulgou nota sobre o aniversário onde afirma que “ao longo desses anos a Instituição (UFGD) tem cumprido a missão de gerar e socializar conhecimentos, saberes e valores por meio do ensino, pesquisa e extensão de excelência, tendo como norte a transparência, a ética, o compromisso e a responsabilidade social, promovendo o debate democrático e a igualdade de oportunidades para todos”.
 
Representante de uma das populações que são público-alvo da existência da UFGD, a liderança Kaiowá da Reserva Indígena de Dourados, nãnderu Getúlio de Oliveira, gravou um vídeo em guarani e em português agradecendo a UFGD pela oportunidade de ensino destinado aos povos indígenas, especialmente a formação de professores indígenas.  
 
Além das diversas instituições, a UFGD também recebeu os cumprimentos de várias personalidades políticas ao longo do dia.
 
Confira as mensagens na íntegra:

DA PREFEITURA DE DOURADOS
Parabéns UFGD! 15 anos participando do desenvolvimento da Grande Dourados
Hoje é uma data magna para Dourados. Comemoramos os quinze anos da fundação da Universidade Federal da Grande Dourados, a nossa UFGD, resultado da construção de um sonho coletivo e da luta dos douradenses e de toda a população da região mais pujante de Mato Grosso do Sul.
Com uma infinidade de cursos de graduação, mestrado e doutorado, a UFGD consolida-se como uma instituição forte e que representa os anseios de uma população de cerca de um milhão de habitantes espalhaDA numa região com mais de 35 municípioS.
O ensino, a pesquisa e a participação no seio da sociedade fazem da UFGD a alma máter de uma cidade que recebe povos de todos os recantos do país e do mundo que por aqui aportam em busca de vida e de sonhos.
A Prefeitura de Dourados é uma parceria da UFGD e vê nessa instituição a catalizadora de projetos e ações que visam o engrandecimento da nossa comunidade.
Feliz é a cidade que conta com uma Universidade própria. Dourados vive esta felicidade e desejamos profícuos e longos anos de existência com cuidados extremos com o desenvolvimento sustentável da região e a valorização da nossa gente.
Parabéns UFGD!
Délia Razuk
Prefeita de Dourados
Via e-mail
 
DA CÂMARA DE VEREADORES DE DOURADOS
Câmara de Dourados presta homenagem à UFGD pelos 15 anos de fundação
Em reconhecimento à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que completa 15 anos de criação nesta quarta-feira, 29, a Câmara Municipal apreciará projeto de Jubileu de Cristal para homenagear todos os acadêmicos, professores e técnicos-administrativos. Criada em 2005, a Universidade já recebeu diversas avaliações positivas pelo desempenho na pesquisa, ensino e extensão nas diferentes áreas do conhecimento.
Neste tempo, conforme a Assessoria de Comunicação, a UFGD já formou mais de 12 mil graduados e pós-graduados, em 36 cursos presenciais, cinco a distância, 11 cursos de doutorado, cinco residências médicas, três residências multiprofissionais em saúde e 23 cursos de mestrado. Além disso, a Instituição realiza, de forma compartilhada com a Ebserh, a gestão do maior hospital do interior do Estado, o Hospital Universitário, o qual realiza uma média anual de 10 mil internações, 25 mil exames de imagem e 500 mil exames laboratoriais.
“A Câmara reconhece a importância da UFGD para toda região da Grande Dourados. Cumprimentamos pelos 15 anos sabendo que ainda há um longo caminho a ser percorrido para sua consolidação e, mesmo sendo jovem, já é referência no país”, menciona o presidente do Poder Legislativo, vereador Alan Guedes (Progressistas).
O chefe do parlamento municipal destaca que a Universidade nasceu de um sentimento e um momento importante do país. “A UFGD é um patrimônio da cidade, um polo irradiador de conhecimento e pesquisa para todo o Brasil. Temos muito orgulho de ter esta Instituição tão forte e que, apesar das dificuldades, tem resistido e avançado”, enfatiza Alan Guedes.
Na próxima sessão ordinária remota, que será realizada na segunda-feira, 3 de agosto, o presidente do Legislativo apresentará o projeto de Jubileu de Cristal alusivo aos 15 anos da UFGD para apreciação dos demais parlamentares.
Via https://camaradourados.ms.gov.br/
 
DA ACADEMIA DOURADENSE DE LETRAS
A Academia Douradense de Letras congratula-se com a celebração do Jubileu de Cristal da Universidade Federal da Grande Dourados, a nossa UFGD, uma instituição que desde antes da sua emancipação já contribuía vigorosa com a formação profissional de tantos sul-mato-grossenses. Essa instituição consolida a história e o crescimento intelectual, científico e profissional de Dourados, de forma significativa à Cidade Modelo, honrando-nos com mais um título, o de Cidade Universitária, marcando o progresso no Oásis do Brasil. Instituição forte e que reconhece a história de sua gente, ao longo do tempo contempla aos povos originais com a Faculdade Indígena, atende acadêmicos de todo o Brasil e de outros países, destacando-se no cenário internacional pela pesquisa. Comemoramos os anos de sua fundação, 29 de julho de 2015, com votos de que continue a crescer e a formar mentes vigorosas para um futuro brilhante,  com a marca indelével da cidadania, da pesquisa, da ciência e da educação e cultura, bases imprescindíveis para construção de uma sociedade forte e pujante, como deve ser a Nação Brasileira. Parabéns a todos os seus profissionais e acadêmicos que compõe a história da UFGD nesse seu Jubileu de Cristal.  
 
Marcos Coelho
Presidente da Academia Douradense de Letras
Via e-mail
 
POEMA
UFGD - 15 ANOS
Por Marcos Coelho*
 
Sob o céu de alvorada fagueira,
Rememoram-se os fiéis desbravadores,
de um passado vigoroso de lutas,
para constituir um CEUD e uma Universidade,
são o sonho, o ideário e a realidade.
Tudo se constrói a braços e mentes.
A saga de liberdade e crescimento,
como foi o afã dos primeiros lutadores,
os Heróis desse estado pantaneiro.
Sob os céus de puro azul,
sempre plenos de tanta galhardia!
É menina, quase mulher, é uma debutante...
e celebra triunfante seu Jubileu de Cristal.
Comemora seu crescimento e sua estrutura altaneira como...
Mãe e professora, mestra, doutora e independente...
nasceu há quinze anos...
a Universidade Federal da Grande Dourados,
Tão nossa, a UFGD,
Marca independência e emancipação,
Destaca e proporciona liberdade e educação,
São anseios, sonhos, realidade, ensino superior,
Traços de unificação, igualdade,
Acredita e torna possível o sonho,
Sonho de todos na realidade,
Cidadania para toda uma sociedade,
Sonho de muitos jovens e adultos,
Sonhos de uma bela cidade
Oferta conhecimento, vida, crescimento,
Dourados cintila mais uma vez,
Desponta o seu nome na história,
Com uma cidade universitária plena,
Atende aos povos primeiros,
Com a Faculdade Indígena,
Faculdade Intercultural Indígena
É um oásis das Ciências:
Agrárias, Biológicas e Ambientais,
da Saúde, Exatas e Tecnologia
Tem mais Ciências Humanas,
Tem Administração, Ciências Contábeis e Economia.
Versada está em muitas áreas do saber
em Comunicação, Artes e Letras
e também de Educação, de Engenharia
e, até quem não pode ir vê-la,
oferece Ensino a Distância.
É dotada de Direito e Relações Internacionais,
Tem laboratório e experimenta no campo,
Observa e testa teorias na sua Fazenda Experimental.
A cidade oferece vida, ensino, conhecimento,
Muito mais que tratamento,
Ela, a menina UFGD, é doutora e faz tratamento,
Administra seu Hospital Universitário.
A UFGD é símbolo de confiança,
Nasce literalmente Sul-Mato-Grossense,
Com a mesma pujança e grandeza de fertilidade mil,
da cidade, que é um lindo oásis, uma joia que cintila...
UFGD é nosso orgulho e a garantia do nosso futuro e do Brasil.
 
*Marcos Coelho Cardoso. Nome Literário: Marcos Coelho. Escritor, Ator, Poeta e Professor.  Membro Titular e PRESIDENTE da Academia Douradense de Letras – Dourados/MS.
Via e-mail
 
DA UEMS
"Nesta data importante, parabenizamos a UFGD pelos seus 15 anos. Como reitor da UEMS, venho, em nome de toda a nossa Comunidade Acadêmica, reiterar nosso apreço pela Educação Superior pública e de qualidade que ambas as Universidades ofertam à população da região de Dourados e outros municípios. Dividimos um espaço comum, que é a Cidade Universitária de Dourados, o que demonstra uma irmandade de longa data. Que possamos crescer em conjunto, com foco em nossa população e no desenvolvimento do nosso Estado e de nosso país."
Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho - Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
Via e-mail
 
DO IFMS CAMPUS DE DOURADOS
Parabéns UFGD pelos 15 anos de trabalho e contribuição significativa ao nosso país. Sempre parceiros!



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE