Fulham confirma a classificação e a decisão do acesso na Championship terá um Dérbi do Oeste de Londres

| TRIVELA/LEANDRO STEIN


A decisão dos playoffs de acesso na Championship terá um clássico londrino. E, sim, com uma boa dose de rivalidade: Brentford e Fulham sustentam uma rixa antiga, em um dos chamados ‘Dérbi do Oeste de Londres’ – não é o único denominado assim, afinal. O Brentford havia confirmado sua classificação nesta quarta-feira, com a marcante despedida do estádio Griffin Park. Já nesta quinta, seria a vez do Fulham cumprir sua parte em Craven Cottage. Depois da vitória por 2 a 0 na ida, imaginava-se uma classificação bem mais tranquila aos Cottagers. Mas, apesar da derrota por 2 a 1 diante do Cardiff City desta vez, a equipe avança e enfrentará os seus rivais na finalíssima em Wembley – valendo a vaga na Premier League e seus milhões.

Em bom momento na reta final da Championship, o Fulham não teve problemas para confirmar seu favoritismo no primeiro embate com o Cardiff City. Venceu por 2 a 0, com duas pinturas na visita a Gales. Já no reencontro, os Blue Birds deram mais trabalho que o esperado. Sempre se mantiveram à frente no placar e ficaram a um gol de desbancar os londrinos rumo à decisão.

O Cardiff abriu o marcador aos oito minutos, com Curtis Nelson, mas o Fulham arrancou o empate de imediato graças a Neeskens Kebano. Os Cottagers pareciam propensos à virada e criavam as melhores chances, mas sem passar pelo goleiro Alex Smithies. Já na volta ao segundo tempo, os Blue Birds retomaram a dianteira, quando Lee Tomlin (que acabara de sair do banco) aproveitou um rebote na área. A partida permaneceu aberta e os dois goleiros eram ameaçados, com Marek Rodák salvando a pele dos anfitriões. O Cardiff ainda pressionou até os últimos instantes, sem conseguir o gol que daria a classificação.

A rivalidade entre Brentford e Fulham se intensificou sobretudo a partir dos anos 1980, embora os encontros fossem registrados com frequência desde a década de 1920. Há inclusive uma tensão nas arquibancadas, gerada durante os momentos mais problemáticos do hooliganismo. Os sucessos dos Cottagers e as turbulências das Abelhas, todavia, distanciaram as duas equipes. O dérbi pela Copa da Liga em 2014 encerrou um hiato de 16 anos sem confrontos. Desde então, os embates se tornaram mais frequentes na segundona. O histórico é equilibrado, com 20 vitórias do Fulham e 19 do Brentford. As Abelhas levam a melhor nos duelos válidos pelas copas nacionais, enquanto os Cottagers estão à frente pela Football League.

Nesta temporada, o Brentford ganhou o compromisso dentro de Griffin Park e prevaleceu o empate em Craven Cottage. Nenhum desses encontros, porém, com a dimensão do que acontecerá em Wembley. Enquanto os Cottagers tentam voltar à Premier League após o descenso na temporada anterior, as Abelhas não disputam a primeira divisão inglesa desde 1946/47. A decisão está marcada para a próxima terça-feira, 4 de agosto. Um momento incomparável a quem sair vencedor.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE