CCZ retira “montanha de lixo” e encontra focos de Aedes aegypti e residência do Jardim Londrina

| ASSECOM


Agentes do CCZ atuando em ponto crítico, no Jardim Londrina, próximo ao centro de Dourados Mais de 400 imóveis foram trabalhados pelas equipes de agentes durante mutirão no sábado.CCZ

Nesta terça-feira (28), durante ação de rotina de combate ao mosquito Aedes aegypti, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) identificou uma residência, no Jardim Londrina, onde o proprietário armazenava grande quantidade de lixo e itens diversos. Inclusive, focos de dengue foram encontrados no local.

Foi preciso a utilização de maquinário para a limpeza do quintal. O CCZ também contou com apoio da Guarda Municipal e fará encaminhamentos com a Assistência Social.

Os trabalhos acontecem com direcionamento da Prefeitura de Dourados, visando à erradicação do vetor da dengue, zika vírus e da chikungunya. Todas as doenças registram casos no município, sendo que a dengue possui alta incidência e registrou três óbitos em 2020.

Nesta semana, as ações de combate ao mosquito acontecem em todas as regiões de Dourados. Além do Jardim Londrina, nesta terça-feira (28), as equipes estão concentradas na Vila Adelina Rigotti, Vila Eldorado, Parque das Nações II, conjunto Izidro Pedroso, área central e também no bairro Cohab II.

MUTIRÃO

No sábado (25), o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realizou um mutirão na Cohab II e na Vila Progresso. A recomendação da prefeita Délia Razuk é para que estas ações sejam intensificadas e realizadas constantemente no município.

De acordo com o balanço do CCZ, somente no sábado, 444 foram vistoriados. Os moradores são orientados sobre a prevenção ao mosquito Aedes aegypti e caso no quintal sejam encontrados lixo ou recipientes que possam favorecer o acúmulo de água, ambiente favorável de reprodução do vetor, a remoção é realizada.

Durante o mutirão, o CCZ não localizou focos do mosquito. Quando isso ocorre, a eliminação é feita pelos agentes de forma imediata e pode gerar multa ao proprietário do imóvel.

DENÚNCIAS

O Centro de Controle de Zoonoses destaca à população que terrenos e imóveis fechados com acúmulo de lixo devem ser denunciados para que os agentes conduzam o trabalho com foco em saúde pública. O telefone do CCZ para denúncias ou mais informações é 3411-7753.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE