Programa inovador da Viaflow forma talentos em TI para equipe de transformação digital do Grupo Dimed

Programa FlowTalents capacita e treina profissionais de fora do mercado de TI ou inexperientes para atuação em empresas no curto prazo e conforme a demanda de conhecimento técnico

| ASSESSORIA


Apesar das altas taxas de desemprego e os impactos da pandemia, o mercado de TI continua a apresentar um déficit significativo de mão de obra especializada. Segundo dados da Brasscom, até 2024, o mercado brasileiro de TI terá em aberto 240 mil vagas. A entidade estima que ao ano há uma demanda de 70 mil profissionais, mas apenas 46 mil formandos na área. Essa demanda também é grande na Dimed, grupo empresarial que reúne a rede de farmácias Panvel, com cerca de 450 unidades, uma das maiores distribuidoras de medicamento do País e a fabricação de cosméticos, medicamentos e alimentos. O grupo tem uma forte agenda de transformação digital, que inclui o desenvolvimento de uma plataforma unificada própria já no conceito omnichannel, precisando assim de profissionais com capacidades em tecnologias inovadoras específicas e em escassez no mercado.


Para suprir de forma eficiente e customizado esta demanda, a Dimed acessou o Programa FlowTalents da Viaflow, consultoria de tecnologia especializada em automação de processos, integração de sistemas e outsourcing, incluindo fábrica de software e sustentação de aplicações, com forte atuação em capacitação de profissionais de TI. O Programa forma jovens talentos sem experiência ou formação específica em TI de acordo com a demanda das empresas em três pilares: comportamento, lógica e tecnologia. São cerca de 15 meses de formação intensiva que inclui uma parte teórica e uma parte totalmente prática atuando nas empresas sob a supervisão da consultoria. Até o momento, já foram realizadas quatro turmas, com mais de 1.000 pessoas inscritas e 10% selecionadas. Aproximadamente 50% foram efetivados, seja em empresas ou na própria Viaflow. O programa é gratuito e remunerado para os participantes. A quinta turma já está aberta para inscrição pelo site da Viaflow e realiza a formação de pessoas de forma on line para os estados do RS e SP. Link da inscrição: http://bit.ly/2XDM2aL.


"O programa alinha de forma mais rápida, customizada e prática a demanda das empresas por profissionais talentosos e preparados e a necessidade de colocação profissional por parte de jovens, muitos deles com pouca formação. O conteúdo personalizado permite também que as empresas supram a demanda por conhecimentos em tecnologias emergentes específicas, o que evita custos elevados na disputa por profissionais já colocados no mercado", afirma Graziele Rossato, CEO da Viaflow.


Para o CIO da Dimed, Alexandre Rodrigo Arnold, o FlowTalents "pode ajudar na robustez do processo de transformação digital, uma vez que a formação de talentos nos permite um planejamento de continuidade e proteção ao mercado aquecido e demanda por profissionais mais seniores. Conseguimos aproveitar pessoas com extremo interesse de aprendizado e bastante adaptáveis pela menor experiência anterior".


Conhecimento e pessoas na hora certa


A Dimed já havia realizado projetos com a Viaflow anteriormente e procurou a consultoria para auxiliá-la a atender demandas de mão de obra em tecnologias específicas ainda pouco trabalhadas por faculdades. A Viaflow sugeriu então o Programa FlowTalents, o que foi aceito pela Dimed. Foi formado então uma turma, inicialmente com 10 alunos e com foco nas tecnologias elencadas pela empresa, mas passando também pelos conhecimentos base. Foram então quatro meses de capacitação e treinamento na Viaflow. Dois participantes foram selecionados para seguir a uma nova fase, uma espécie de estágio na Dimed.


"Eles começaram por um trabalho mais burocrático que é conferir as linhas de código de nossa nova plataforma tecnológica. É uma atividade minuciosa e exaustiva, mas ajuda a colocar em prática o que eles tinham aprendido e a conhecer de perto nossa estrutura. Quando essa tarefa estava começando a se tornar repetitiva, o inesperado aconteceu: perdemos para o mercado alguns colaboradores de áreas chave de uma hora para outra. Mas estávamos preparados, tínhamos esses profissionais em formação e foi possível fazer uma transação rápida e manter o andamento de nossos projetos", disse Geovani Balestrin Scalcon, gerente de tecnologia da Dimed e supervisor dos participantes do programa.


Para a CEO da Viaflow, "além de possuir cursos mais longos, as faculdades acabam não conseguindo acompanhar a velocidade de transformação dos negócios e da tecnologia. O FlowTalents preenche este gap e abre novas oportunidades de carreira para jovens com muito potencial. Logo, trata-se de uma opção muito interessante para a empresa que busca talentos, para o profissional e até para a sociedade, que tem um novo apoio na formação de pessoas e geração de renda, ainda mais no momento que estamos vivendo".


Mateus Rodrigues, um dos participantes alocados na Dimed, afirma que "o FlowTalents me proporcionou uma evolução no último ano que dificilmente eu conseguiria sozinho. Hoje eu me sinto muito mais capacitado e muito mais confiante para participar de outros projetos independentemente do tamanho ou da complexidade. Foi uma oportunidade de trabalhar em projetos reais e me aprimorar cada vez mais profissionalmente e pessoalmente".


Já Bruno Santos, profissional também alocado na Dimed, disse que "depois de 2 anos desempregado, consegui no FlowTalents mostrar que existem profissionais dedicados e que vão dar valor a oportunidade. Hoje me sinto um profissional realizado por fazer parte de uma empresa que valoriza, incentiva e apoia cada funcionário para continuar crescendo pessoal e profissionalmente. O FlowTalents para mim representa a superação e cada pessoa que pensa em mudar de área, mas tem medo de não dar certo, eu aconselho a arriscar. A vida é muito curta para ficar trabalhando em uma empresa que não te valoriza. Minha família ficou muito feliz com essa oportunidade que eu recebi e me apoia totalmente nessa carreira e me incentiva a cada vez estudar mais".


Sobre a Viaflow


A Viaflow é uma consultoria focada na aproximação da tecnologia com os negócios e as pessoas, visando inovação, automação e transformação, tendo o fator humano como chave para o sucesso. Atua como consultoria, integradora e outsourcing nas áreas de automação de processos e documentos, captura inteligente de documentos, fábrica de software, integração de dados e sistemas, suporte de TI e sustentação de aplicações. Mais recentemente, desenvolveu o FlowTalents, programa de formação de talentos de TI com ou sem histórico de atuação na área - uma alternativa para as empresas completarem seus quadros frente a escassez de mão de obra qualificada no mercado de tecnologia brasileiro. Fundada em 2001, a consultoria tem escritórios em Porto Alegre e São Paulo. Já desenvolveu projetos para uma ampla gama de empresas, brasileiras e multinacionais, nas áreas de Seguros, Finanças, Varejo, Tecnologia e Farmacêutica. É parceira da IBM, Ricoh, UIPath, Microsoft e IngramMicro e possui o certificado Great Place to Work, conquistado pelo segundo ano consecutivo.


Sobre o Grupo Dimed

O Grupo Dimed é detentor da rede de farmácias Panvel, da distribuidora de medicamentos e produtos de higiene e beleza Dimed e do laboratório Lifar, divisão de desenvolvimento e fabricação de cosméticos, medicamentos e alimentos, responsável pela elaboração de produtos para grandes marcas no Brasil e no exterior, além dos produtos de marca própria Panvel. Com 50 anos de história e cerca de 450 filiais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a Panvel está entre as principais rede de farmácias da Região Sul do Brasil. São mais de 15 mil itens à venda, entre medicamentos e produtos de higiene e beleza, e mais de 700 Produtos Panvel, incluindo maquiagem, proteção solar, ortopédicos, infantis e cuidados masculinos. É uma rede multicanal, com lojas físicas, tele entrega Alô Panvel, APP Panvel e loja online http://www.panvel.com, com entrega para todo país.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE