Educação
UniCesumar: 35 anos de história e com olhar no futuro
Durante mais de três décadas, Universidade se consolidou como uma das principais instituições de Ensino Superior do País e, agora, volta o olhar para a “Educação do Amanhã”
| ASSESSORIA
“Educação do Amanhã”, esse é o conceito da campanha institucional que celebra os 35 anos em 2025 da UniCesumar, Instituição de Ensino Superior (IES) que tem uma história marcada por grandes conquistas e avanços na educação brasileira. Hoje, a universidade conta com mais de 400 mil alunos em seus cursos presenciais e Educação à Distância (EAD) e quase 5 mil colaboradores. Fundada por Wilson de Matos, foi a primeira instituição de ensino superior privada de Maringá, noroeste do Paraná, cunhada de FAIMAR – Faculdades Integradas de Maringá lá pelos idos de 1990, quando começou as atividades com apenas dois cursos: Administração de Empresas e Processamento de Dados.
Não demorou muito e, em 1999, já eram 14 cursos de graduação. Tamanho crescimento, no ano de 2002, com cursos de graduação, pós-graduação e áreas de pesquisa e extensão bem-organizadas, a instituição foi elevada à categoria de Centro Universitário Cesumar. E, na sequência, em 2004, foi aberto o primeiro Programa de Mestrado da instituição, em Direito. “Esse era só o começo de uma trajetória de sucesso que, a cada dia, registrava mais conquistas”, lembra Solange Lopes, reitora da UniCesumar.
Em 2006, a IES saía à frente mais uma vez, quando o Ministério da Educação (MEC) autorizou o funcionamento de cursos EAD, e a instituição passou a levar ensino a todas as regiões do país. Os seis primeiros polos foram abertos na Região Sul. O pioneirismo na EAD se expandiu para outras regiões e, poucos anos, já estava em várias cidades das regiões Norte e Nordeste do País, comprovando a qualidade da metodologia. “Hoje, são mais de 1,3 mil polos espalhados em todo Brasil”, pontua Kátia Coelho, pró-reitora de Ensino EAD.
Com uma estrutura forte e bem estabelecida no ensino presencial, em 2011, chega uma importante conquista: a autorização do curso de Medicina em Maringá (PR), um marco para a região noroeste do Paraná, com a oferta de um curso de alto nível. Já de início, tornou-se um dos cursos mais respeitados em todo País, oferecendo tecnologia de ponta aos alunos, bem como espaço para treinamento de funcionários das Secretárias Municipais e Estaduais de Saúde. A trajetória de 30 anos caminhou para chancela da instituição para Universidade, em 2020. Hoje, já são quatro campi além de Maringá (PR): Curitiba (PR), Londrina (PR), Ponta Grossa (PR) e Corumbá (MS).
A história consolidada se abria para um novo capítulo: a combinação de negócios Vitru, em 2022, quando o grupo passou a administrar duas marcas gigantes do sistema educacional, entre elas, a UniCesumar. Agora, portanto, a fazer parte de um grupo de capital aberto e listado, inicialmente da Nasdaq, depois, na B3. Com isso, as marcas reunidas passaram a ter mais de 10 mil colaboradores, 700 mil alunos formados e 800 mil alunos ativos, firmando-se como uma potência do ramo da educação do Ensino Superior.
Futuro
Trinta e cinco anos passados faz que a instituição volte, agora, seu olhar para o futuro. As conquistas abriram espaço para um Ensino Superior cada vez mais acessível e humano, transformando realidades em todo país. Assim como no passado a coragem era necessária, no futuro, ela se faz indispensável, pois, preparar profissionais para uma realidade ainda desconhecida requer ousadia e arrojo. “Educação de qualidade continua sendo nossa missão. O desafio da UniCesumar é inovar sem perder a essência e, com isso, colocar a educação no amanhã”, afirma William Matos, CEO da Vitru Educação, grupo mantenedor da IES.
LEIA MAIS

Prefeito Marçal Filho libera pesca no lago do Parque Antenor Martins neste 1º de Maio
Há 48 minutos

DOF apreende mais de 900 quilos de drogas em veículo colidido em marquise de ponte
Há 6 horas