Mato Grosso do Sul abre novas vagas para emissão do “Novo RG' na segunda-feira

| DOURADOS AGORA/DA REDAçãO


O documento conta com QR Code para autenticação digital e o código internacional MRZ - Foto: Sejusp

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) abre nesta segunda-feira (31) novas vagas para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), também conhecida como “Novo RG'. Assim como ocorre no fim de cada mês, são disponibilizadas 2.100 vagas diárias, sendo 800 em Campo Grande e 1.300 distribuídas entre os 78 municípios do interior do estado.

O agendamento deve ser feito pelo site oficial da Sejusp (http://servicos.sejusp.ms.gov.br). Em casos de urgência, é possível procurar um posto de identificação presencialmente e solicitar atendimento por encaixe, mediante comprovação da necessidade.

Até o momento, 288.766 Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas em 2024, número que representa um aumento de 70,14% em relação ao ano passado, quando foram confeccionadas 169.727 carteiras.

Apesar da alta procura, um levantamento do Correio do Estado, com dados do Instituto de Identificação da Sejusp, apontou que cerca de 30% das pessoas que agendam o serviço não comparecem. Entre janeiro e outubro de 2023, 59 mil faltas foram registradas, o que representa uma média de 630 ausências por dia.

O Instituto reforça a importância de comparecer no dia e horário marcados ou, em caso de impossibilidade, realizar o cancelamento pelo próprio site. Assim, outras pessoas podem aproveitar a vaga.

A nova Carteira de Identidade Nacional segue os padrões da Lei nº 14.534/2023, que define o CPF como número único de identificação. O documento conta com QR Code para autenticação digital e o código internacional MRZ (utilizado em passaportes), permitindo seu uso como documento de viagem.

A CIN está disponível nas versões física (papel e plástico policarbonato) e digital, acessível pelo aplicativo GOV.BR.

As mudanças também atendem ao compromisso do governo com políticas públicas inclusivas, com foco na população LGBTQIA+, promovendo mais cidadania e respeito à diversidade.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE