Internacional
Dono do PSG quer comprar clube espanhol que vai sediar Copa do Mundo de 2030
Qatar Sports Investments, fundo que comanda o clube francês, deseja adquirir time espanhol para sua rede multiclubes
| TRIVELA
Desde 2011, a Qatar Sports Investments (QSI) é proprietária majoritária do PSG, que conta com um projeto ambicioso para conquistar a Europa. E os donos dos parisienses querem comprar um clube espanhol que vai sediar a Copa do Mundo de 2030.
Trata-se do Málaga, que está na segunda divisão e disputou a elite de LaLiga pela última vez em 2017/18. Segundo o jornal “Marca”, o fundo do Qatar estuda a possibilidade de incluir os Blanquiazules em sua rede multiclubes.
Além do PSG, a QSI é dono de 22% das ações do Braga. Fora do futebol, os donos do Paris Saint-Germain também têm participação na equipe Audi, da Fórmula 1, assim como no Washington Wizards, da NBA.
Fontes próximas à Qatar Sports Investments não deram muitos detalhes sobre o interesse no Málaga, porém, admitiram a possibilidade de injetar dinheiro na tradicional equipe espanhola:
— A QSI está atualmente explorando diversas oportunidades de investimento na Europa e na América.
O fundo de investimentos do Qatar é chefiado por Nasser Al-Khelaifi, presidente do PSG.
Por que donos do PSG querem o Málaga?
Não é de hoje que os donos do PSG estão de olho no Málaga. A QSI entende que o clube espanhol é um projeto mais do que atrativo devido à história no futebol e sua localização privilegiada. Fundados em 1904, os Blanquiazules possuem uma das melhores categorias de base da Espanha, o que vai de encontro à estratégia da Qatar Sports Investments em apostar nos jovens talentos.
Além disso, o Málaga tem melhorado sua estrutura. Em 2023, um novo centro de treinamento foi inaugurado. Agora, os Blanquiazules fazem planos para remodelar o estádio La Rosaleda, que tem capacidade para 30 mil pessoas. La Rosaleda, aliás, que será uma das sedes no Mundial de 2030, cujo torneio também será realizado em Portugal e Marrocos, assim como partidas inaugurais na Argentina, Paraguai e Uruguai — celebrando o centenário da Copa.
Por fim, os donos do PSG são seduzidos pela cidade de Málaga, a sexta maior da Espanha e um dos destinos turísticos mais desejados do país. Os Blanquiazules são a única equipe da capital da província homônima.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Comunidade Trivela
Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!
Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!
Insucesso no futebol
A Qatar Sports Investments poderia dar um respiro ao Málaga, que enfrenta dificuldades dentro e fora de campo. Os Blanquiazules encontram-se em processo de administração judicial, dificultando a compra por parte dos proprietários do PSG.
O Málaga é propriedade do grupo hoteleiro e imobiliário espanhol BlueBay (49%) e do empresário qatari Abdullah Al Thani (51%). Antes do rebaixamento para LaLiga 2, os Blanquiazules eram um dos times mais tradicionais da elite espanhola.
Em 2012/13, o Málaga chegou às quartas de final da Champions League e foi eliminado nos últimos minutos da decisão contra o Borussia Dortmund — vice-campeão daquela edição.
Aquele elenco dos Blanquiazules contava com nomes conhecidos do futebol mundial, como o goleiro Caballero, o zagueiro Demichelis, o volante Toulalan, os meias Isco e Júlio Baptista, além do atacante Roque Santa Cruz.
Em 2023/24, o Málaga chegou a jogar a Primera Federación (terceira divisão). Nesta temporada, os Blanquiazules ocupam a 15ª posição da segundona espanhola com 42 pontos em 32 rodadas, apenas sete pontos acima da zona de rebaixamento.
LEIA MAIS

Sidrolândia recebe seminário sobre regularização de terras na faixa de fronteira
Há 3 horas