Libertadores 2025: Tabela, Jogos e Tudo Sobre a Maior Competição da América

| DOURADOS AGORA/DA REDAçãO


A fase de grupos da Libertadores 2025 está chegando! Mas, a ideia de elaborar um torneio de times entre os campeões nacionais da América do Sul chegou em 1937, mas se tornou realidade mais de uma década depois. 

A então chamada ‘Copa dos Campeões da América' foi vencida pelo Vasco da Gama e serviu como base para a Libertadores. Formalmente, o campeonato foi iniciado em 1960 com sete equipes, tendo o Peñarol, do Uruguai, como campeão. A fórmula de disputa passou por alterações ao longo das décadas e ganhou muito mais participantes. 

Atualmente, a competição conta com uma fase preliminar com 15 equipes, etapa de grupos com 32 clubes distribuídos em oito chaves, oitavas de final, quartas de final, semifinal e final. O Botafogo é o atual campeão, superando o Atlético Mineiro em outra decisão totalmente brasileira no ano passado. 

Anteriormente realizada somente na primeira metade de cada ano, a Libertadores 2025 será jogada no decorrer de toda a temporada. Essa mudança no calendário aconteceu em 2017, com a final em jogo único se tornando regra dois anos depois. 

De acordo com informações da Conmebol, a edição deste ano começa a fase de grupos na primeira semana de abril, com duelos marcados a partir do dia 1º. Os últimos confrontos desta etapa acontecerão até 29 de final. A decisão está agendada para o dia 29 de novembro, ainda sem um local determinado. 

O Brasil contará com sete representantes na Libertadores 2025: Bahia, Botafogo, Fortaleza, Internacional, Flamengo, Palmeiras e São Paulo. Confira a seguir todos os grupos da competição: 

Grupo A

Grupo B

Grupo C

Grupo D

Grupo E

Grupo F

Grupo G

Grupo H

Uma das principais plataformas de apostas licenciadas no Brasil, a Betsul já está com um extenso e informativo material sobre a competição deste ano, inclusive um ranking com as equipes mais cotadas a chegar na grande final. Então, veja os favoritos e destaques da competição de acordo com as odds da Betsul!

Atual campeão da Copa do Brasil, o Flamengo está no topo desse ranking em função do início de temporada promissor sob comando de Filipe Luís e o título carioca. Na sequência, temos o Palmeiras, que promoveu uma grande reformulação no seu elenco, porém ainda tenta encontrar uma nova formação técnica para potencializar o centroavante Vitor Roque, contratado a peso de ouro do Barcelona. 

Vencedor da edição passada, o Botafogo enfrentou um turbulento começo de ano com a saída de jogadores, da comissão técnica e a queda ainda em uma fase inicial do Cariocão. O clube busca reagir com o início do Brasileirão e da Libertadores, mas não deve ser subestimado. 

Abaixo do ‘Top 3’. dois grandes clubes artigos surgem como candidatos a acabar com a hegemonia brasileiro desde 2019: River Plate e o Racing. O São Paulo também é apontado como forte concorrente, contando com a chegada de Oscar e a permanência de Lucas. O Tricolor Paulista promete dar trabalho aos adversários. 

Agora, saiba onde assistir aos jogos da Libertadores ao vivo antes de a bola rolar na fase de grupos do torneio. A Libertadores 2025 poderá ser assistida pelos torcedores brasileiros tanto na TV aberta (Globo) quanto na TV por assinatura (ESPN). 

Além disso, os fãs do futebol poderão contar com as transmissões em plataformas de streaming como Disney e Paramount. As partidas dos times brasileiros tendem a ser distribuídas em todas as opções. 

O maior vencedor da história da Libertadores é o Independiente, da Argentina, que já levantou a taça em sete oportunidades. Por isso, a equipe é conhecida como Rei de Copas. Na sequência, o Boca Juniors, também da Argentina, aparece com 5 títulos, seguido por 

o Peñarol (URU) com cinco e River Plate (ARG) e Estudiantes (ARG) com quatro.

De fato, os clubes brasileiros demoraram a se dedicar genuinamente no passado, com vários clubes totalizando três conquistas na principal competição da América do Sul. A lista inclui São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Grêmio e Santos, sendo que os três primeiros estão na edição 2025 e chegam fortes para brigar pelo tetra.