Infraestrutura
Prefeitura inicia cascalhamento em vias nunca atendidas na Reserva Indígena
| ASSESSORIA
Trabalho iniciou em ruas consideradas secundárias na aldeia Jaguapiru e posteriormente os serviços vão atender a aldeia Bororó, levando mais segurança e comodidade para as famílias que trafegam pelas vias
Serviço de patrolamento e cascalhamento está concentrado atualmente em vias secundárias da aldeia indígena Jaguapiru – Foto: A. Frota
A Prefeitura de Dourados deu início ao patrolamento e cascalhamento de vias nunca antes reparadas na Reserva Indígena. Os trabalhos começaram pela Aldeia Jaguapiru e vão se estender para a Bororó, beneficiando moradores de regiões mais afastadas que, em períodos de chuva, enfrentam dificuldades de locomoção e de recebimento de serviços públicos.
Na manhã desta sexta-feira (21), o prefeito Marçal Filho esteve na Aldeia Jaguapiru para acompanhar as ações de recuperação das estradas. Ele foi acompanhado pela coordenadora especial de Assuntos Indígenas, Sandra Rossati Medina, que destacou a importância do serviço. “É a primeira vez que a administração municipal leva cascalhamento para vias que não são consideradas principais dentro da Reserva', afirmou. “Esse é um momento histórico”, enfatizou.
Segundo Sandra, as obras costumavam se concentrar apenas nas ruas utilizadas pelo transporte escolar. Agora, com a ampliação do serviço, mais famílias terão acesso facilitado a serviços públicos essenciais. “Para nós ficou bom, porque está chegando a famílias que moram em regiões mais distantes e isso facilita que os serviços públicos cheguem com mais facilidade até elas”, ressaltou.
Prefeito Marçal Filho com Sandra Medina e Jerry Skee
A primeira etapa do trabalho envolve a abertura e alargamento das vias, preparando-a para receber o cascalhamento. O professor indígena Jerry Skee acompanhou o prefeito e destacou a relevância da iniciativa para as comunidades Guarani, Caiuá e Terena. “O cascalhamento em vias secundárias facilitará, inclusive, a chegada de caminhões-pipa para levar água potável a essas famílias. Isso traz mais dignidade para todos nós”, afirmou.
O prefeito Marçal Filho reforçou o compromisso da administração municipal com a população indígena. “Os indígenas são cidadãos douradenses e a prefeitura tem que levar serviços para todos, seja na área central, nos bairros ou na Reserva Indígena', argumentou. “Nosso trabalho de patrolamento e cascalhamento busca melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dessas famílias”, declarou.
Os trabalhos estão em fase inicial e continuarão avançando para outras vias principais e secundárias da Reserva Indígena de Dourados, garantindo melhores condições de tráfego e acesso aos moradores.
LEIA MAIS

Prefeito Marçal Filho libera pesca no lago do Parque Antenor Martins neste 1º de Maio
Há 42 minutos

DOF apreende mais de 900 quilos de drogas em veículo colidido em marquise de ponte
Há 6 horas