Devolução de equipamentos à JBS não prejudica estruturação tecnológica de leitos covid no HU-UFGD

Itens que não têm aproveitamento no hospital poderão ser repassados à Secretaria de Estado da Saúde, para destinação a outras unidades de atendimento

| ASSESSORIA


A decisão de devolver à empresa JBS parte dos equipamentos enviados como doação ao Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) não prejudica a estruturação tecnológica dos leitos de UTI destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19 internados na instituição, uma vez que os dez novos leitos em processos de abertura já contam com os equipamentos de suporte à vida necessários. 


Todos os itens enviados como doação passaram por avaliação técnica de uma comissão multiprofissional, que emitiu parecer opinativo favorável à aceitação dos seguinte itens: 15 camas hospitalares elétricas, 3 desfibriladores e 15 monitores multiparâmetro. A recomendação de recusa foi para 10 ventiladores pulmonares, por não possuírem todos os requisitos que a comissão entende serem necessários para assistência aos pacientes com covid, e 75 bombas de infusão que não têm registro na Anvisa e não apresentam compatibilidade técnica total com os insumos já em utilização na UTI do HU-UFGD. 

 


Num segundo lote de doação da JBS, foram enviadas ao HU-UFGD seis macas e 30 camas hospitalares mecânicas. Essas camas também estão no rol de itens a devolver, pois, dentro do HU-UFGD, o espaço físico para leitos já conta com a quantidade de camas hospitalares necessárias. 

 


No ofício em que pede à gerência da JBS o agendamento da devolução, a gestão do hospital também se coloca à disposição para fazer a entrega dos referidos itens diretamente à Secretaria de Estado da Saúde, que já manifestou interesse em estudar a destinação do material a outras unidades assistenciais. 

 


Vale lembrar que, desde o início da pandemia, o HU-UFGD vem se estruturando para fazer frente à nova doença, com o intuito de oferecer à população um serviço de saúde com qualidade e responsabilidade. Nesse sentido, várias adequações físicas, mudanças de fluxos internos e treinamentos de pessoal foram realizados, e a gestão do hospital está permanentemente mobilizada para qualquer atitude, decisão ou providência que se façam necessárias. 



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