Lucas Pinheiro vai ao pódio pela quinta vez na Copa do Mundo de esqui

Brasileiro conquista o bronze na etapa da Noruega da Copa do Mundo de esqui alpino

| GLOBOESPORTE.COM / REDAçãO GE


O brasileiro Lucas Pinheiro conquistou, neste domingo, a medalha de bronze na etapa da Noruega da Copa do Mundo de esqui alpino na prova do slalom. É o quinto pódio do brasileiro no Circuito Mundial 2024/25.

Lucas terminou a primeira descida em segundo lugar e, por isso, foi o penúltimo a fazer a segunda rodada na neve. Na soma dos tempos, terminou com 1min57s52, atrás do suíço Loic Meillard, que anotou 1min57s05. A prata foi conquistada por Atle McGrath, da Noruega, com 1min57s26.

Lucas é filho de brasileira com norueguês, representou seu país natal até o ano passado, quando optou por atuar pelo Brasil. Nesta temporada, foi ao pódio quatro vezes em etapas da Copa do Mundo, mas não foi bem no Campeonato Mundial, principal evento da temporada, ficando fora do top 10.

É a quinta medalha de Lucas na temporada dos esportes de inverno. O brasileiro já tinha conquistado três pratas no Circuito - no slalom gigante em Beaver Creek (EUA) e na Eslovênis, e no slalom em Adelboden (Suíça) - e um bronze no slalom em Kitzbühel (Áustria).

Saiba mais sobre cada prova:

Downhill – Percurso mais longo, no qual os esquiadores atingem as maiores velocidades (em média 120 km/h). Cada atleta desce sozinho, apenas uma vez, e o dono do menor tempo vence.

Slalom – É considerado o evento alpino mais seguro, mas com maior desafio técnico. Possui deslocamentos horizontais e portas posicionadas mais próximas umas das outras – o que exige mais agilidade. Cada competidor desce duas vezes, e o melhor tempo combinado vence.

Slalom gigante – Os princípios são os mesmos do slalom, com um percurso maior e portas mais espaçadas. Mas não há mudanças de direção. O vencedor é aquele cujo tempo combinado de duas descidas é o mais baixo.

Super-G – Iniciada em 1982, é a mais nova disciplina do programa e combina conceitos do Downhill com o Slalom gigante. As portas também são bem espaçadas, e os atletas atingem altíssimas velocidades.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE