Ação Lives Mulheres falam Direito começa nesta quinta

| TJMS


A partir desta semana, o Tribunal de Justiça, por meio da Secretaria de Comunicação, está apoiando mais uma ação da Associação dos Magistrados de MS (Amamsul) envolvendo as magistradas sul-mato-grossenses: realizar lives semanais para dialogar sobre variados temas com mulheres de diferentes carreiras profissionais.

A ação, idealizada pela desembargadora aposentada Maria Isabel de Matos Rocha, diretora da Mulher Magistrada da Amamsul, com total apoio do presidente da entidade, juiz Eduardo Siravegna, surgiu naturalmente, dentro do cenário de preocupações intensificadas em tempo de pandemia, quando esta expõe com especial acuidade temas como saúde, economia, educação e traz mais visibilidade ao papel das mulheres na sociedade e nas instituições.

As magistradas participarão de lives, em conversas informais sobre temas escolhidos com as convidadas. A primeira live será realizada nesta quinta-feira (23), às 16 horas (MS), no Instagram @amamsul, com Maria Isabel e a juíza Mariana Rezende Ferreira Yoshida, da comarca de Rio Brilhante. As duas falarão sobre o tema 'Mulheres, Cidadania e Política', tema abrangente, urgente e necessário perante desafios do momento atual e do cenário desfavorável que se desenha como a realidade social esperada pós-pandemia.

A cada semana um tema diferente trará para o Instagram da Amamsul duas mulheres que exercem sua atividade em Mato Grosso do Sul para debaterem temas de interesse da sociedade. Não perca: nesta quinta-feira, às 16 horas, no Instagram @amamsul, o início da ação Lives Mulheres falam Direito. Anote na sua agenda e não perca.

Conheça – Mariana Rezende Ferreira Yoshida é graduada em Direito pela UFMS e ingressou na magistratura em 2011. Juíza Eleitoral da 11ª Zona Eleitoral de Mato Grosso do Sul. Aluna Especial do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atua na Vara Cível na comarca de Rio Brilhante.

Maria Isabel de Matos Rocha é graduada em Direito e mestre em Direito Civil pela Universidade de Coimbra (Portugal), pós-graduada em Direito e Antropologia Filosófica (Uniderp) e em Gestão Pública (UCDB). Ingressou na magistratura em 1985 e foi juíza nas comarcas de Eldorado, Camapuã, Cassilândia e Campo Grande. Em 2012, tomou posse como desembargadora do TJMS, onde atuou até 2018. Atualmente é a diretora da Mulher da Amamsul, primeira magistrada a ocupar tal função desde que foi criada a Diretoria, em 2019.