Escolas do Sesi de MS trabalham inteligência emocional para retorno das aulas presenciais

| GOSPEL +


Aplicado desde 2015, o modelo de aprendizagem inovadora da Rede de Ensino do Sesi de Mato Grosso do Sul, que adota ferramentas como a robótica educacional, gamificação e o uso rotineiro de plataformas online, tornou fácil para alunos e professores a continuidade das aulas virtuais durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

 

Superada essa etapa de transição para as aulas online, que contam com o excelente índice de engajamento de 98% dos alunos, conforme a Microsoft, responsável pelas plataformas por onde os estudantes assistem às aulas de forma virtual e realizam diversas atividades, a equipe pedagógica das sete escolas do Sesi no Estado já se prepara para o momento de retorno das aulas presenciais.

 

Por meio da Startup do Sesi, criada para desenvolver soluções inovadoras aplicáveis a diversas áreas de atuação, professores das escolas da instituição participam ao longo desta semana da imersão virtual “Nossas Emoções: Como Estou e Como Posso Ajudar meus Alunos ao Retornar às Aulas Presenciais?”.

 

O superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, explica que este trabalho da Startup faz parte do processo de formação constante da equipe docente, com o objetivo de mantê-los atualizados com as tendências mais modernas em termos de educação de jovens.

 

“Uma das grandes habilidades que nossos docentes precisam desenvolver é a inteligência emocional, extremamente importante neste momento de pandemia, quando estamos precisando rever modelos e comportamentos. Ainda que nosso patamar de engajamento dos alunos seja excelente, é um grande desafio manter o nível de motivação deles e dos professores. E a atuação da Startup é fundamental para que possamos dar esse apoio”, avaliou.

 

A analista técnica da Startup do Sesi, Flávia Leandro Postigo, explica que a imersão é feita por meio de uma dinâmica online leve e lúdica, por meio da mesma plataforma utilizada para apresentação das aulas virtuais, e tem como objetivo oportunizar aos docentes um espaço de fala e reflexão, no qual os sentimentos, ansiedades, inseguranças e aprendizados decorrentes das mudanças e adaptações necessárias para lidar com a pandemia podem ser compartilhados.

 

“A proposta da ação partiu da importância de direcionar nossa atenção para o cuidado e fortalecimento de nossa saúde emocional em momentos de incertezas, assim como de promover e reforçar as práticas de autocuidado, fortalecer a conexão entre a equipe, possibilitar exercícios de empatia, compartilhamento de boas práticas e o acolhimento emocional”, afirmou Flávia Postigo.

 

A primeira imersão online foi realizada na segunda-feira (20/07) com a equipe pedagógica da Escola do Sesi de Dourados. O cronograma segue até esta sexta-feira (24/07) com os professores da Escola do Sesi de Três Lagoas, seguida pela Escola do Sesi de Campo Grande, Escola do Sesi de Aparecida do Taboado e Escola do Sesi de Corumbá e termina com as escolas do Sesi de Maracaju e Naviraí.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE