UFGD seleciona professores da Educação Básica para o Programa de Residência Pedagógica

| ASSESSORIA


Os interessados têm até 24 de julho para realizar a inscrição on-line no Processo Seletivo de Professor da Educação Básica para Preceptor do Programa de Residência Pedagógica (PRP) na UFGD. O prazo terminaria em 20 de julho e foi prorrogado para que a documentação de inscrição seja enviada até às 23h59 desta sexta-feira.

As vagas são destinadas a professores de Biologia, Educação do Campo, Educação Física, História, Informática, Interdisciplinar (Geografia e Sociologia), Licenciatura Intercultural Indígena, Matemática e Química, nas cidades de Amambai, Bela Vista, Corumbá, Caarapó, Dourados, Miranda e Rio Brilhante, de acordo com as escolas elencadas no Edital de Abertura Prograd nº 10 de 14 de julho de 2020.  
 
Entre as atribuições do professor preceptor estão: Auxiliar os docentes orientadores na elaboração do plano de atividades do núcleo de residência pedagógica; Orientar o residente na elaboração de seus planos de aula e na execução da prática pedagógica, em conjunto com o preceptor; Acompanhar e orientar as atividades do residente na escola de educação básica e; Avaliar periodicamente o residente e emitir relatório de desempenho.
 
No valor de R$ 765 e com duração de 18 meses, a bolsa de preceptor é financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para saber mais sobre o quadro de vagas, os critérios de seleção e outras informações importantes, acesse:   https://portal.ufgd.edu.br/coordenadoria/cograd/programa-residencia-pedagogica.
 
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
A Residência Pedagógica é uma política para professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade do seu curso.
 
Entre os objetivos está o de aprimorar a formação dos discentes, por meio do desenvolvimento de projetos que conduzam o aluno a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias. 



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