Ação Parlamentar
Seminário da Água discute gestão de recursos hídricos frente às mudanças climáticas
| DéBORA LOUISE G. GUGLIELMELLI   FOTO: LUCIANA NASSAR / ARQUIVO ALEMS
No dia 21 de março, o Plenário Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, será palco do VI Seminário Estadual da Água, que reunirá especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater desafios e soluções para a gestão dos recursos hídricos frente às mudanças climáticas. Evento ocorrerá na ALEMS
A programação inicia às 7h30, com o credenciamento dos participantes. A abertura oficial acontece às 8h, seguida da Mesa 1, que discutirá o Panorama dos Usos Múltiplos dos Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso do Sul. Entre os palestrantes confirmados estão o deputado Renato Câmara (MDB), proponente do evento, que abordará as fragilidades e oportunidades da hidrovia do Rio Paraguai, além de Artur Falcette, secretário-adjunto da Semadesc, que apresentará as políticas públicas voltadas ao uso sustentável da água. O debate contará ainda com Leonardo Sampaio, gerente de Recursos Hídricos do Imasul, que falará sobre o Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas. A moderação será conduzida por Ana Luzia Abrão, mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos.
A programação segue com a Mesa 2, que tratará das mudanças climáticas e reservação de águas no campo e na cidade. Entre os especialistas, o Dr. Arlindo Muniz, da Comissão de Meio Ambiente da OAB-MS, abordará os desafios da legislação para os municípios. A assessora técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Jordana Girardello, trará um panorama sobre segurança hídrica no campo e segurança alimentar para todos. A mediação será feita por Daniele Coelho Marques, doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, e a relatoria ficará a cargo de Sueli Teixeira, mestre em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos.
Para o deputado proponente do evento, o VI Seminário Estadual da Água reforça a importância da gestão eficiente dos recursos hídricos para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul, diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Serviço
LEIA MAIS

Guarda Municipal prende homem acusado de realizar vários furtos de fios em construções
Há 29 minutos

Residentes em Medicina de Família e Multiprofissional têm aula magna nesta sexta
Há 42 minutos

Bate-Papo com a Defesa Civil explica contratações emergenciais para enfrentar incêndios
Há 2 horas