Projeto financiado pela Itaipu transforma realidade de Escola local

| O PROGRESSO


Crédito: Divulgação

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) tem colaborado com o desenvolvimento em diferentes recortes locais no Estado, por meio de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Um deles, denominado 'Sustentabilidade em Ação' desenvolvido por equipe de docentes e acadêmicos da UEMS/Nova Andradina, tem obtido êxito na integração da ações da Universidade com a comunidade.

O projeto 'Sustentabilidade em Ação' busca retomar as práticas sustentáveis na Escola Municipal Prof. Delmiro Salvione Bonin, localizada no Assentamento Casa Verde, no município de Nova Andradina/MS. Conforme a coordenadora da iniciativa, profa. Dra. Kátia Gonzales, docente da UEMS, as ações promovem a implantação de uma horta sustentável e de um viveiro de mudas com irrigação automatizada. A iniciativa envolve acadêmicos dos cursos de Matemática e Sistemas de Informação da Unidade de Nova Andradina, que aplicarão seus conhecimentos em soluções práticas, como o sistema de irrigação automatizado e aulas integradas com temas matemáticos, fortalecendo a extensão universitária e beneficiando a comunidade.

A iniciativa ainda conta com as professoras colaboradoras, Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis - professora do curso de Matemática e as professoras Amanda Cristina Davi Resende e Simone de França Tonhão do curso de Sistemas de Informação.

'Os alimentos cultivados na horta serão utilizados na merenda escolar, proporcionando refeições mais nutritivas, com excedentes destinados às famílias e entidades carentes. Além disso, as mudas do viveiro contribuirão para a proteção de nascentes e o reflorestamento da região, por meio da formação de matas ciliares, reforçando a biodiversidade e a qualidade da água', informa Kátia.

As iniciativas estão integradas ao currículo escolar, proporcionando que os estudantes aprendam sobre sustentabilidade, educação financeira e agricultura familiar de forma prática. O projeto possui impacto ambiental, pedagógico e social, é um exemplo de como práticas sustentáveis podem transformar comunidades e inspirar novas iniciativas, além de reforçar o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

'Neste semestre, com o retorno das aulas na Escola Rural Municipal Professor Delmiro Salvione Bonin, as atividades do projeto foram retomadas com grande entusiasmo. Para estruturar o retorno das atividades, foi realizada uma reunião com a diretora da escola, onde toda a equipe do projeto participou, planejando as ações pedagógicas e a continuidade da implantação da horta e do viveiro de mudas. Além disso, foram promovidas conversas com os professores de matemática da instituição, consolidando uma parceria essencial para o desenvolvimento das atividades educativas', detalha Kátia.

O projeto também e integrado pelo prof. Dr. Sonner Arfux, gerente da UEMS/Nova Andradina. Ele ressalta que uma das primeiras atividades presenciais realizadas neste ano foi uma trilha ao redor da represa local. A iniciativa permite que a equipe explore o espaço, identificando as espécies de árvores e plantas que melhor se desenvolvem na região. Esse levantamento contribuirá para a seleção das mudas que serão cultivadas no viveiro e futuramente utilizadas na formação da mata ciliar, fortalecendo a sustentabilidade ambiental da área.

'O projeto é financiado por Edital específico lançado pela Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec com foco na promoção da educação e de práticas voltadas ao meio ambiente, proporcionando aos estudantes e professores da Escola Rural Municipal Professor Delmiro Salvione Bonin uma experiência prática e enriquecedora', destaca Sonner.

O impacto local do projeto realizado pela equipe da UEMS é regitrado na fala de Renata Aparecida Soares Santos Costa, que é a diretora da Escola Municipal Prof. Delmiro Salvione Bonin, em Nova Andradina/MS. 'O projeto de recomposição da mata ciliar e automação da horta escolar, em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, terá um impacto positivo profundo em nossa comunidade rural. Ele não apenas promoverá a conscientização ambiental entre os alunos, mas também oferecerá experiências práticas que integrarão a matemática ao cotidiano, desenvolvendo habilidades essenciais. Além disso, a revitalização da mata ciliar contribuirá para a preservação do meio ambiente local, melhorando a qualidade da água e a biodiversidade, enquanto a automação da horta proporcionará alimentos frescos e saudáveis para nossas famílias', relata.

Depoimentos de bolsistas

'O projeto tem sido uma experiência transformadora, permitindo conectar a matemática à realidade dos alunos e evidenciando sua importância para a sustentabilidade. Como bolsistas, desenvolvemos uma visão prática e interdisciplinar da educação, o que enriquece nossa formação profissional. Além disso, estamos contribuímos para a comunidade escolar ao incentivar uma aprendizagem que valoriza tanto o meio ambiente quanto a aplicação concreta do conhecimento matemático no cotidiano'. Rafaela Eduarda Desto Moreira.

'Participar deste projeto tem sido uma experiência enriquecedora, pois além de ampliar meus conhecimentos em automação e tecnologia, vejo na prática como a inovação pode melhorar a realidade de uma comunidade'. Domini da Silva Acco.

'Acredito que a sustentabilidade é essencial para um futuro equilibrado e justo! Como futura professora de Matemática, vejo chances de integrar os conceitos matemáticos durante o ensino de práticas sustentáveis, auxiliando os alunos a buscar soluções para os desafios ambientais por meio de dados e cálculos. Além disso, minha participação do projeto me permite promover a conscientização ambiental de forma prática e acessível, tanto na comunidade escolar quanto no assentamento'. Carla Mayuri Maruyama de Souza.

'O projeto da horta automatizada tem sido uma experiência enriquecedora, unindo tecnologia e sustentabilidade para beneficiar a comunidade escolar e o assentamento. A automação da irrigação com Arduino não só melhora a eficiência do cultivo e otimiza o uso da água, mas também demonstra como a tecnologia pode ser aplicada para resolver desafios reais. Como bolsistas, essa iniciativa tem sido essencial para o nosso desenvolvimento profissional, proporcionando aprendizado prático em programação, eletrônica e automação. Além disso, inspira alunos e professores a explorarem novas possibilidades tecnológicas, promovendo educação ambiental e inovação no campo'. Murilo Yukio Maekawa.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE