UFGD recebe selo A3P por implementação de boas práticas de sustentabilidade

| ASSESSORIA


A UFGD, por meio da Divisão de Gestão Ambiental (DGA), recebeu do Ministério do Meio Ambiente o selo A3P, denominado Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), conferido pelo governo federal como forma de reconhecimento a boas práticas de gestão, baseadas em conceitos de sustentabilidade que são implantadas pela administração pública em todo o país.

O programa do Ministério do Meio Ambiente estimula os órgãos públicos a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

Em 2017, a UFGD aderiu à A3P e no ano de 2018 iniciou o monitoramento dos eixos indicadores que levaram a instituição a comprir com as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o que permitiu acompanhar metas e consolidar informações que foram enviadas para o RESSOA (Responsabilidade Socioambiental), um sistema virtual de monitoramento de gestão socioambiental, disponibilizado pelo MMA. Em 2019, houve recomposição da Comissão Gestora para planejar, executar e monitorar as ações da Agenda Ambiental na Administração Pública -A3P no âmbito da UFGD.

A A3P estabeleceu os critérios de gestão socioambiental em atividades rotineiras dentro da Universidade, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos, além da gestão adequada dos resíduos, da licitação sustentável e da promoção da sensibilização, capacitação e qualidade de vida no ambiente de trabalho. 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE