Desafio nacional de combate à Covid-19 seleciona 5 escolas do Sesi do Estado

| ASSESSORIA


As oficinas e treinos presenciais de robótica nas sete escolas do Sesi de Mato Grosso do Sul estão suspensos devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que forçou os alunos a permanecerem em casa, onde recebem aulas remotas. No entanto, os alunos continuam a colocar a mão na massa e vão participar com cinco projetos do “Desafio Sesi de Robótica Covid-19”, competição nacional que vai reunir estudantes da rede pública e privada de todo o Brasil.

 

Proposto pelo Sesi Nacional, o desafio busca soluções inovadoras e respostas para a atual situação de saúde no mundo, utilizando a robótica educacional. Participam com projetos os times oficiais de robótica MegaMentes, da Escola do Sesi de Dourados, Capitech, da Escola do Sesi de Campo Grande, Lego Vikings, da Escola do Sesi de Naviraí, Tupinambótica, da Escola do Sesi de Corumbá, e Alphadroid’s, da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado.

 

Foram mais de 400 equipes de todo o Brasil consideradas aptas pelo Sesi Nacional a apresentar projetos. As soluções devem ter como foco a prevenção, o diagnóstico ou o combate à pandemia e o desafio será todo realizado de forma virtual, com premiação para os três primeiros colocados e aos times que se destacaram em cada um dos critérios de avaliação (pesquisa, criatividade e inovação, empreendedorismo e impacto social).

 

Conforme o cronograma divulgado pelo Sesi Nacional, após essa etapa classificatória, será a vez de os estudantes enviarem um vídeo, de até dois minutos, explicando a proposta e defendendo a solução pensada por eles. “A educação do Sesi tem o DNA Steam (termo em inglês que engloba as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), considerado fundamental para o profissional do futuro”, afirmou o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, sobre a seleção das cinco escolas da instituição no Estado para participar do desafio. 

 

Ele completa que o contato dos alunos das sete escolas do Sesi em Mato Grosso do Sul com a robótica educacional, tanto em sala de aula, quanto nos torneios nacionais, contribui para despertar o interesse dos jovens por essas áreas.  “Dessa forma, nós melhoramos o desenvolvimento e formamos jovens que querem transformar o conhecimento em formas de ajudar a sociedade como um todo”, pontuou.

 

O desafio

 

O desafio será realizado integralmente a distância, por causa da pandemia. Na primeira fase, a equipe precisava se inscrever e apresentar sua proposta de projeto e de um vídeo de, no máximo, dois minutos. Foram selecionadas 30 propostas que passarão para a segunda etapa da competição. Nesta segunda etapa, será preciso detalhar a proposta, que será avaliada com relação à pesquisa, criatividade e inovação, além de empreendedorismo e impacto social.

 

Ao todo, sete equipes serão premiadas: 1º, 2º e 3º lugares no geral. Além disso, o Sesi Nacional concederá premiações exclusivas para as categorias: Melhor Projeto de Pesquisa; Melhor Projeto em Criatividade e Inovação; Melhor Proposta de Empreendedorismo; e Impacto Social. Os prêmios não são cumulativos, ou seja, cada equipe selecionada só poderá ser premiada em uma categoria.

 

Todas as sete equipes vencedoras ganharão medalhas individuais por competidor e um troféu por equipe, da respectiva categoria conquistada. Além disso, as três primeiras colocadas serão convidadas a expor seus projetos em um stand exclusivo, durante o próximo Festival Sesi de Robótica, previsto para ocorrer em março de 2021.

 

A Indústria continua por você!

 

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao novo coronavírus (Covid-19) na página especial do Sistema Fiems



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE