Verão e viroses: o que você precisa saber para se proteger? 

Especialista compartilha dicas valiosas sobre sintomas, prevenção e cuidados essenciais 

| ASSESSORIA


Dra. Carolina Albuquerque Arroyo. Foto: Divulgação

Com o calor e as chuvas típicas do verão, as viroses se proliferam rapidamente, trazendo desconforto e preocupações para muitas famílias. Mas como se proteger e quando procurar ajuda médica? A Dra. Carolina Albuquerque Arroyo, especialista em clínica médica da Unimed Campo Grande, compartilha dicas valiosas sobre sintomas, prevenção e cuidados essenciais. 
“As viroses são infecções causadas por vírus que podem acometer diferentes sistemas do corpo, como o respiratório, gastrointestinal e neurológico. Durante o verão, as viroses mais comuns são as gastrointestinais, geralmente provocadas pela ingestão de água ou alimentos contaminados”, explica a médica.  
Sintomas mais comuns 
Os sintomas variam de acordo com o sistema afetado. Nas gastroenterites, por exemplo, os mais frequentes são: 
-Diarreia 
-Vômito 
-Dor abdominal 
-Dor de cabeça 
-Dor no corpo 
-Febre leve a moderada 
-Mal-estar geral 
Como tratar? 
“O tratamento das viroses geralmente é focado no alívio dos sintomas, sendo recomendado pelo médico o uso de analgésicos, antitérmicos e hidratação constante”, explica a médica.  
Quando preciso ficar alerta? 
Crianças, idosos, pacientes imunossuprimidos, além de pessoas não vacinadas e moradores de áreas sem saneamento básico são os mais vulneráveis. É importante estar atento a sinais de desidratação, que podem levar a complicações sérias como insuficiência renal e choque, podendo ocasionar até o óbito. “Sempre que houver vômitos incoercíveis (incontroláveis), com dificuldade de ingestão de líquidos, diarreia intensa ou com sangue e/ou muco, febre alta e alteração no nível de consciência, é importante procurar atendimento médico rápido”, enfatiza a especialista.  
Prevenção é o melhor remédio 
“O sol pode acarretar uma diminuição na imunidade natural, por isso ocorrem algumas doenças oportunistas. Manter bons hábitos de higiene, como lavar as mãos frequentemente, aumentar a ingestão de líquidos, consumir alimentos bem higienizados e moderar a exposição ao sol são medidas fundamentais para prevenir as viroses, além de outras doenças”, diz a Dra. Carolina.  



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE