Educação
Coordenado pela douradense Fernanda Vasques Ferreira, jornal-laboratório da UnB é o melhor do Brasil
| FOLHA DE DOURADOS
Edições de 2023 do jornal Campus foram premiadas nas rodadas regionais e nacionais da Expocom Intercom
O jornal-laboratório da Universidade de Brasília (UnB) foi premiado como o melhor do país no 30º prêmio da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) na Intercom. Além da categoria nacional, o Jornal Campus também foi vencedor em duas categorias no Centro-Oeste.
Um jornal-laboratório é uma fase do curso de jornalismo em que os alunos recriam a experiência vivida em uma redação de jornal. Criado em 1970, o Campus é o mais antigo em circulação no Brasil.
No ano passado, coordenados pela professora Fernanda Vasques, os alunos de jornalismo da UnB criaram duas edições. A primeira, do 1º semestre do ano, contou com 12 páginas e foi produzida por 11 estudantes.
Já a segunda edição, foi produzida por 19 estudantes e totalizou 24 paginas do jornal.
“Desde que ingressei como professora na FAC e no jornal Campus especificamente, implementei a distribuição de conteúdo pelo Instagram. Além disso, fizemos a áudio-descrição do jornal. Com toda essa experiência ao longo de 2023, nos inscrevemos no prêmio expocom. É um prêmio para estudantes de graduação, então, qualquer produto feito na graduação que se encaixa nas categorias, pode ser inscrito', explica a professora.
Os trabalhos renderam prêmios. Durante a categoria regional, o Campus venceu como o melhor jornal-laboratório do Centro-Oeste e como melhor design de imprensa — ambos com a edição do segundo semestre.
Etapa nacional
Os vencedores das etapas regionais vão para a etapa nacional do prêmio. Na categoria jornal-laboratório, competiu com trabalhos da Universidade Federal do Maranhão (Ufma); da Universidade Federal do Paraná (UFPR); da PUCMinas; e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
As duas edições de 2023 do jornal Campus foram premiadas em primeiro lugar. “É o mais importante prêmio de graduação do país de comunicação', avalia a professora.
Veja a capa premiada:
“Reconhece os esforços dos estudantes, o trabalho, a competência e a qualidade desse trabalho. Como professora da UnB e da FAC e estando à frente do jornal Campus me sinto agraciada. Os estudante trabalham colaborativamente, tem a divisão de funções, mas são estimulados à trabalharem colaborativamente entre si. Além disso, o jornal-laboratório é o mais antigo do país. Essa premiação coroa todas essas experiências e inovação', comemora Vasques.
Ela e as alunos representantes do jornal receberam o prêmio na última sexta-feira (6/9).(Samara Schwingel, do Metrópoles)
Inovações
À Folha de Dourados, Fernanda Vasques Ferreira, que nasceu em Dourados, explicou que “criamos em 2023 o Instagram para produzir, distribuir e circular conteúdos do jornal. O jornal não tinha, até então, nenhuma rede digital. Fizemos audiodescrição e uma das edições para pessoas cegas ou com baixa visão e disponibilizamos no Spotify, feita por estudantes, com voz e interpretação humanas. Incluimos a função de editor de serviços (a ideia de pautas que contemplem verdadeiramente e ajudem as audiências)”.
De acordo com a professora, a “redação é dividida em funções editoriais e privilegia a colaboração entre as diferentes funções. Da concepção do projeto editorial ao projeto gráfico, tudo é feito pelos estudantes com a minha orientação e supervisão”.
Primeira edição trouxe a desigualdade como capa (Sol Nascente e Lago Sul), segunda edição falou sobre Justiça branca que julga negros (e essa em específico foi premiada como melhor design de imprensa) na rodada regional, do Centro-Oeste.
Portanto, o Jornal Campus, recebeu dois prêmios regionais (jornal-laboratório + design de imprensa) e um prêmio nacional (as duas edições) como melhor jornal-laboratório do país concorrendo com jornais da UFPR, PUC MG, UNIFESSPA, UFMA.
As edições do jornal Campus estão disponíveis neste link.
LEIA MAIS

Defensoria exige instalação de semáforo em cruzamento perigoso da capital
Há 26 minutos

Prefeitura se antecipa e convida sindicatos para debater reajuste de servidores
Há 48 minutos

Etapa de judô agita os Jogos Escolares de Outono e destaca talentos em Dourados
Há 48 minutos