Artigo
0s 89 anos de Dourados - José Tibiriça Martins Ferreira
| DO AUTOR
Já se passaram tantos anos e não consegui levantar nada sobre o último desfile em comemoração a emancipação de nosso Município. Um dos motivos alegados para não haver mais foi que nessa data se fechava o comércio, pois este ramo dependia muito da sua abertura, afinal era uma data proxima do Natal. Passaram-se muitos anos, não sei se foi bom porque independente de aberto ou não encontra-se na artéria principal e adjacências muitas salas comerciais fechadas. Ontem o que me chamou atenção no dia 7 de setembro foram várias lojas de grande porte com suas portas abertas num feriado nacional. Antes um grupo que se intitulava de pioneiros era a favor do fechamento total pois se devia manter a tradição e comemorar a data com o comércio fechado. Algumas pessoas defendiam que devia abrir o comércio e comemorar com as festividades alusivas à data conjuntamente. O desfile para comemoração do aniversário acabou e a data do aniversário ficou
no esquecimento. Um assunto que a próxima Câmara de vereadores a ser eleita devia discutir com o executivo que a maioria da população ia aprovar.
Dourados está andando na contramão da capital que mantem a tradição das festividades no dia 26 de agosto, aniversário da cidade e o dia 7 de setembro, data da independência.
Temos o Centro Cívico que tem um papel muito importante devido a sua representação que pode voltar a discutir o assunto que interessa a toda população.
Manter a tradição de nossos ancestrais que idealizaram esses momentos comemorativos é um ato de civismo.
Dourados-MS, 09 de setembro de 2024.
José Tibiriçá Martins Ferreira, advogado.
LEIA MAIS
Compromisso com a participação: Promulgação da 2ª Constituição completa 35 anos
Há 4 horas
Oitava e última pesquisa Ranking para Prefeito de Dourados 2024; veja os números
Há 4 horas