Leia Coluna Silva Junior desta quinta, 05

| REDAçãO


Silva Junior, jornalista/radialista. Foto: Arquivo

Dourados, 05 de Setembro 2024 – Dia de se Atrasar para Alguma Coisa. Dia da Amazônia. Dia do Irmão. Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística. Dia do Oficial de Farmácia do Brasil. Aniversário da Emancipação do Amazonas. Dia Internacional da Caridade. Dia da Raça

Versículo: O mundo não vos pode odiar; mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más.

João 7:7

Musica: Don't stop  believin – Journey – Indicação Mateus Gnutzman

Justiça Eleitoral

A Justiça Eleitoral de Dourados já começou a agir para garantir a lisura nas eleições municipais. Primeiro suspendeu três propagandas veiculadas no rádio da coligação “Experiência Faz a Mudança”, do candidato Marçal Filho (PSDB), por irregularidades em sua produção. Agora foi a vez do site Voz Política, de Rafael Fonseca Bais, punido por veicular fake news. O alvo das mentiras foi o prefeito Alan Guedes (PP), que concorre à reeleição. O site Voz na Política foi punido em R$ 5 mil e obrigado a excluir permanentemente conteúdo do ar.

Representação

A representação foi feita pelo PP, e de acordo com os advogados da legenda, poucos dias antes do prazo final de registros de candidaturas, o referido site publicou matéria em que afirmava a prisão a qualquer momento do, na época, pré-candidato. “A liminar foi concedida baseando-se na probabilidade do direito e no perigo de dano, considerados os elementos trazidos na inicial, a proximidade do pleito eleitoral e os prazos restritos do período eleitoral”.

Decisão

Na decisão do Juiz Eleitoral da 18ª ZE/MS, Eduardo Floriano Almeida, ação ilegal do site foi considerada propaganda eleitoral negativa antecipada. “JULGO PROCEDENTE a Representação por Propaganda Eleitoral Antecipada em face do site Voz Política, na pessoa de seu responsável Rafael Fonseca Bais, determinando a exclusão permanente do conteúdo objeto da ação, bem como ao pagamento da multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) pela propaganda antecipada caracterizada pelo pedido de não voto e pelo atraso na remoção do conteúdo, valor este estabelecido em seu mínimo legal”.

Mídia

Iniciada oficialmente a campanha eleitoral, já são anunciadas programações jornalísticas para acompanhamento e desenvolvimento de entrevistas e debates, entre outras coisas. São momentos importantes onde a população tem a oportunidade de ouvir cada candidato apresentando planos e projetos. O objetivo maior sempre é levar aos ouvintes os esclarecimentos que, muitas vezes, acabam por não ter espaço nos programas eleitorais gratuitos.

Entrevistas

Tradicionalmente a Rádio Grande FM, é uma das mais importantes emissoras que, a cada eleição, traz aos ouvintes uma cobertura completa do processo eleitoral em Dourados. A Grande FM traz esse ano uma série de entrevistas exclusivas com cada um dos candidatos ao cargo de prefeito da cidade, para que cada um apresente suas propostas e planos de governo.

A participação será das 11h15 às 12h15, no programa “Espaço Aberto”.

Programação

O primeiro entrevistado será o candidato do PT, Tiago Botelho, no dia 5 de setembro (quinta-feira); a segunda participação trará Valderi Garcia (PCO), dia 6 de setembro (sexta-feira); no dia 12 de setembro (quinta-feira), a entrevistada será Bela Barros (PDT); Alan Guedes (PP) será o entrevistado na sexta-feira, 13 de setembro; no dia 20 de setembro Marçal Filho (PSDB) será o entrevistado; no dia 21 de setembro (sábado), é a vez de Beto Teles (REDE); e por último, no dia 27 de setembro (sexta-feira) a entrevista é com Racib Harb (NOVO).

Debate

Ainda segundo a Folha de Dourados, a Rádio Grande FM também está organizando um debate entre os principais candidatos, que acontecerá no dia 1º de outubro, no anfiteatro da UFGD. Esse debate, conforme determinado pela legislação eleitoral, será uma oportunidade crucial para que os candidatos confrontem suas ideias e planos, permitindo que os eleitores identifiquem as diferenças e semelhanças entre as propostas apresentadas.

Vacinação

O Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, mantém ativa a campanha de vacinação antirrábica 2024, que teve início no dia 1º de agosto. Os trabalhos de vacinação prosseguirão até o dia 30 de novembro de 2024. A vacinação acontecerá de forma itinerante nos distritos e zona rural, e na zona urbana de Dourados teremos mais de 40 pontos fixos espalhados nos bairros da cidade ao longo do período de campanha, os quais são divulgados semanalmente pelo CCZ. Esta semana a vacinação em distritos acontecerá na Vila São Pedro.

CCZ

A vacina antirrábica para cães e gatos, também está disponível no CCZ, ao longo do ano, durante o horário de atendimento do setor, que acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O CCZ está localizado na Rua Vicente Lara, n° 855 - Jardim Guaicurus. Mais informações pelos telefones (67) 3411-7753 (ligação e WhatsApp); 2222-1208 (apenas ligação); (67) 99960-9028 (ligação e WhatsApp) e (67) 98163-0640 (ligação e WhatsApp).

Pensamento: "O presente é um presente  que muita gente esquece de abrir."

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192                        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected] 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE