Dicas de atividades manuais que ajudam no controle da ansiedade

| ASSESSORIA


Os tempos estão mudando, a ansiedade é um dos reflexos desse período de incertezas que estamos vivendo.

 

É bem comum nos sentirmos deprimidos e estressados durante esta permanência em casa, pois são muitos os desafios sendo enfrentados em tão pouco tempo.

 

Uma pesquisa feita pela Faculdade Integradas de Jaú durante as condições de trabalho durante a Covid-19, apontou que 61,25% dos jornalistas tiveram um aumento da ansiedade e estresse neste últimos meses de isolamento social.

 

Essa situação é vivenciada por outros profissionais da linha de frente de saúde, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) em um estudo realizado em diversos países. A questão da ansiedade, do estresse e da depressão deve ser tratada como prioridade, aumentando os investimentos em serviços de saúde mental.

 

O medo do contágio, o isolamento e a perda de membros da família ou conhecidos, são agravantes e trazem um sofrimento psíquico para as pessoas.

 

Além disso, muitos perderam seu emprego ou estão passando por dificuldades financeiras, o que contribui para o adoecimento psicológico.

 

Portanto, se você está enfrentando alguma dificuldade, não deixe de procurar ajuda médica e psicológica. Muitos profissionais da saúde aderiram ao home office, oferecendo um atendimento online para as pessoas que estão impossibilitadas de sair de casa.

 

Existe também o outro lado dessa história, onde muitas pessoas em situações de isolamento estão se autoconhecendo, através das artes manuais que ajudam nos alívios dos sintomas de ansiedade e estresse.

 

Vem ver o que separamos para você, sobre as dicas de atividades manuais que ajudam no controle da ansiedade.

 

Organizadores de gavetas e papéis

 

Muita gente aproveitou o tempo em casa para organizar as bagunças. Com isso, pode ter faltado espaço para guardar alguns pertences.

 

Pensando nisso, uma sugestão é apostar nos organizadores de gaveta, que ajudarão a organizar cada item em seu lugar.

 

Diante disso, existem materiais bem acessíveis como caixinhas de remédio ou embalagens de mercadorias, que podem ser transformados em lindos organizadores.

 

Você pode pedir a ajuda das crianças para fazer uma pintura, ou colar um tecido em volta. E não se preocupe, existem técnicas muito simples para remoção do produto caso não gostar do resultado, ou até mesmo se ocorrer contato do produto com as mãos, unhas ou cabelos.

 

Criar brinquedos para as crianças

 

Manter os pequenos em casa não é uma tarefa tão fácil, é aula online, rotina regrada e auxílio nas tarefas. E quando chega a hora de lazer, nem sempre eles querem brincar com os mesmos brinquedos.

 

Por isso, se você quer saber o que fazer com as crianças durante a pandemia, a nossa sugestão é apostar na criação de brinquedos, que vão desde os materiais reciclados educativos até onde sua imaginação possa viajar. Uma atividade muito comum também são os passeios virtuais gratuitos.

 

Experimente ensinar novas brincadeiras, apresentar os brinquedos que você brincava quando criança.

 

Colagens, montagens e desenhos são ótimas ferramentas para usar com os pequenos.

 

Redecore sua casa

 

Aproveite o momento e redecore sua casa, mude móveis de lugar, recrie com uma pintura aquele ambiente que precisa de um up no visual.

 

Faça as coisas no seu tempo, veja o que mais te deixa deprimida e tente mudar algumas rotinas da família, acrescentando momentos de lazer e cuidados com a aparência.

 

Nossas dicas são atividades para toda a família, que podem ajudar neste momento tão difícil que estamos vivendo. Aliás, as atividade manuais são usadas na arteterapia, em consequência dos seus benefícios para a saúde mental, podendo ajudar também em autoavaliações.

 

 

 

 

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE