Leia Coluna Silva Junior desta quinta, 18

| REDAçãO


Silva Junior, jornalista/radialista. Foto: Arquivo

Dourados, 18 de Julho 2024 - Dia Internacional de Nelson Mandela. Dia da Escuta. Dia do Trovador. Dia de São Francisco Solano.

Versiculo:  E o meu Deus , segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. Felipenses 4:19

Musica: Mudança de estação- A Cor do Som – Sugestão Mateus Gnutzma

Vizinhos

Dois comitês de campanha já estão definidos em Dourados. Marçal Filho (PSDB) estará centralizando os trabalhos no prédio onde funcionou o Bradesco, na esquina das ruas Joaquim Teixeira Alves e Nelson de Araújo, enquanto o QG de Alan Guedes (PP) estará funcionando onde era o Banco Mercantil, atrás da agência Central do Banco do Brasil. Por coincidência, como se pode ver, dois “comitês bancários”. Resta saber onde estarão instalados os comitês dos outros partidos que terão candidatos ao Executivo. Será que irão ocupar outras “ex-agências” bancárias? Podemos dizer que certamente haverá muita troca de santinhos? Essa campanha promete.

Quilombola

Legítima representante quilombola, Eva Patrícia Braga Fernandes, 43, bacharel em Direito, também contadora, mestranda em Fronteiras e Direitos Humanos na Fadir/UFGD, a douradense e se coloca como uma das opções femininas do Partido dos Trabalhadores nas eleições deste ano. Ela diz que a escolha aconteceu de forma espontânea e as poucas oportunidades ofertadas para as chamadas “minorias” lhe incentivaram a adentrar na disputa por uma das 21 cadeiras na Câmara de Vereadores de Dourados à partir de janeiro de 2025.

Quem é

Integrante de uma numerosa família negra/quilombola, Patrícia irá continuar defendo projetos nas áreas de Educação, Cultura, Agricultura Familiar, Saúde, Infraestrutura, Meio Ambiente, Inclusão Social e de pessoas em grau de vulnerabilidade, assim como pelas tradições culturais em todas as suas manifestações.  Durante todo esse tempo ela entende que Dourados pouco evoluiu, por conta do comodismo. “A gente sabe criticar e apontar problemas, porém podemos mudar esse cenário apresentando sugestões e seguindo em frente”, aponta.

Estreia

Pela primeira vez Patrícia Braga aparece como pré-candidata à vereadora. A decisão veio ao acompanhar o esforço de parentes por melhorias para a comunidade do distrito de Picadinha, ações responsáveis por grandes conquistas dos governos na organização da Associação, alcançando convênios de impacto bastante positivo. No entanto ela entende que é preciso mais e essa conquista ocorre quando alguém ocupa um assento na mesa de negociações.

Desafio

Seu desafio é gastar a sola da sandália para visitar parentes, conhecidos, empresários, aposentados, profissionais liberais, afim de abocanhar votos. Ela sabe que a corrida não será nada fácil, porém não desanima frente aos obstáculos.

Eva Patrícia Braga Fernandes

Denúncia
O Ministério Público está investigando suposto Abuso de Poder Político na Administração Municipal de Douradina
A apuração envolve o uso da estrutura pública e 2 servidores que foram flagrados em horário de trabalho transportando pessoas para realizar transferência de título eleitoral em Dourados.
Recentemente, o MPMS recebeu denúncia anônima encaminhada via e-mail que trouxe à tona acusações graves contra a administração municipal de Douradina. Segundo a denúncia, funcionários públicos estariam sendo utilizados para transportar eleitores ao cartório eleitoral de Dourados, durante o horário de expediente, com o objetivo de realizar transferências de títulos eleitorais e outras regularizações.
No Diário Oficial do dia 11/07) no diário oficial do município a abertura de sindicância para apuras os fatos, mas não cita quem são os secretários que autorizam e os envolvidos no transporte, se comprovado penalidades como exoneração pode acontecer.
Abertura de sindicância
Através de ofício do Ministério Público Estadual encaminhado à Procuradoria Jurídica Municipal de Douradina, foi solicitada a instauração de processo de sindicância tendo por objeto a apuração de eventual prática de infração disciplinar por funcionário público da administração municipal.
A Denúncia
A denúncia pode ser consultada pelo site do MPMS. De acordo com o denunciante, um servidor lotado na Secretaria de Saúde de Douradina e outro na Secretaria Municipal de agricultura, foram vistos transportando eleitores no dia 26 de abril de 2024, por volta das 13h30, utilizando veículos do patrimônio municipal. A veracidade dos fatos pode ser comprovada com a análise das imagens de segurança do cartório eleitoral de Dourados.
Transferências
Além disso, a denúncia sugere que há uma suposta onda de transferências de títulos eleitorais em Douradina, com números que podem até ultrapassar a população local. Há rumores de que a prefeitura estaria colaborando para as práticas irregulares, e que comprovantes falsos de residência, boletos de internet e contas de água da Sanesul local, estavam sendo emitidas para facilitar essas transferências. As áreas de Vila Formosa e Vila Vargas foram mencionadas como pontos de ocorrência dessas práticas.
Investigação e Medidas
Diante da gravidade das acusações, o Ministério Público Eleitoral (MPE) decidiu abrir uma investigação para apurar os fatos. As ações investigativas incluem: solicitação de informações ao Detran/MS: O MPE solicitou ao Detran/MS que informe a qualificação do proprietário do veículo Ônix de cor branca, placa NRL-9896, registrado em Douradina-MS, que já encaminhou resposta, confirmando que o carro é da prefeitura de Douradina.
Esclarecimento
Foi encaminhado um pedido de esclarecimentos ao prefeito de Douradina, com prazo de até dez dias úteis para esclarecer os motivos pelos quais veículos da frota municipal foram utilizados para transporte de eleitores durante o horário de expediente e informar as providências adotadas para prevenir tais práticas
Gravações de Segurança
O cartório eleitoral da 18ª Zona Eleitoral em Dourados deve fornecer as gravações das câmeras de segurança do dia 26 de abril de 2024, entre 12h e 15h, e colaborar na identificação dos eleitores e condutores envolvidos. A investigação focará em possíveis violações do artigo 73, inciso III, da Lei 9504/97, que proíbe a utilização de servidores públicos ou veículos da administração para fins eleitorais durante o horário de expediente, e do artigo 22 da Lei Complementar 64/90, que trata do uso indevido de poder econômico ou político em benefício de candidatos ou partidos.
Considerações
O Ministério Público Eleitoral, como guardião da ordem jurídica e do regime democrático, está empenhado em investigar rigorosamente a denúncia. A ação visa garantir a igualdade de oportunidades entre candidatos nas eleições, prevenindo qualquer abuso de poder político. Os desdobramentos desta investigação serão acompanhados de perto, com o objetivo de assegurar a transparência e a lisura do processo eleitoral em Douradina. Fonte: MPMS

Telefones úteis em Dourados

Bombeiros: 193 

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192                        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected] 

Pensamento: "Quem sabe que o tempo está fugindo descobre, subitamente , a beleza única do momento que nunca mais será."



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE