Oyarzabal, o improvável herói que desafia fronteiras para decidir tetra da Espanha na Eurocopa

Capitão da Real Sociedad saiu do banco para marcar o gol do título espanhol em final com muita emoção

| TRIVELA


Oyarzabal marcou o gol do título da Espanha na Eurocopa (Foto: Icon sport)

O quarto título da Espanha na Eurocopa teve a sua história de um herói improvável. Mikel Oyarzabal, atacante da Real Sociedad, decidiu o título nos dez minutos finais e entrou para o hall dos ídolos eternos do futebol espanhol.

Logo ele, que até já atuou pela seleção, não oficial, diga-se de passagem, do País Basco.

Brincadeiras diplomáticas a parte, poucos esperavam que o externo esquerdo da tradicional, mas modesta Real Sociedad, poderia ser o grande personagem dessa decisão. Por isso, é hora de conhecer um pouco mais a sua história, pelo olhar da Trivela.

Título da Espanha ajuda Vinicius Junior na disputa pela B…

Maiores campeões da Eurocopa: veja a lista de títulos

Jornais da Inglaterra detonam Harry Kane, e Southgate dá …

Yamal e Nico Williams: como a Espanha campeã mostra o cam…

No dia em que Yamal superou Pelé, Espanha coroa campanha …

Espanha x Inglaterra: Por que Cucurella foi vaiado na fin…

Espanha e Inglaterra terão de ultrapassar problema em com…

Harry Kane e Inglaterra buscam fim de jejum de títulos: &…

Uma vida na Real Sociedad

Nascido em Eibar, Oyarzabal nunca esteve longe da Real Sociedad. Os primeiros anos ficaram divididos entre os dois times da cidade em que tudo começou, embora La Real tenha ficado com os talentos do atacante.

A estreia pelo time B foi em 2014 e, um ano mais tarde, ele conseguiria marcar seus primeiros gols. O começo de uma jornada que já dura quase dez anos.

Ciente do valor do atleta, a Real Sociedad também fez esforços para o manter, e a multa atual está na marca dos 75 milhões de euros, cerca de R$ 400 milhões na cotação atual.

Com Oyarzabal, o clube espanhol também conquistaria seu primeiro título em 34 anos: a Copa do Rei. Foi lá em 2021, ainda que a edição seja a de 2020, obra da pandemia do coronavírus. O gol da vitória foi marcado por ele, algo que deixou o troféu ainda mais especial.

Uma lesão grave nos ligamentos do joelho o afastariam de 2022, mas não impediram que ele retornasse com tudo. No ano seguinte, se tornou capitão de La Real, função que exerce até o presente momento.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE