Calor e ar seco marcam fim de abril no Centro-Oeste

| CLIMA TEMPO


O último dia de abril de 2020 será marcado por muito sol e baixa umidade no ar na Região Centro-Oeste do Brasil. O tempo fica seco, sem condições para chuva, em praticamente toda a Região. Para esta quinta-feira, dia 30, Só a previsão de algumas pancadas de chuva para o noroeste de Mato Grosso e também para o extremo oeste do Estado de Mato Grosso do Sul, região de Corumbá. Mas a chuva que ocorrer nesses locais será passageira e em pequenas áreas .

Nas horas mais quentes do dia, os níveis de umidade do ar deve ficar entre 20 e 40% na maioria das regiões do Centro-Oeste do país, causando desconforto para muitas pessoas.

Até o domingo 3 de Maio, praticamente não chove na Região Centro-Oeste. Até lá o calor e o tempo seco predominam. O norte de Mato Grosso poderá ter algumas pancadas de chuva.

Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem ficar em locais mais quentes do país nos próximos dias, com temperaturas entre 35°C e 40°C à tarde.

Homem afeta interações entre planta e ave dispersora de sementes

Uma forte queda da temperatura em áreas do Centro-Oeste deve ocorrer nas vésperas do Dias das Mães. Cuidado com acentuado choque térmico, pois o calor é intenso antes da chegada desta onda de frio.

Foto de Geone Bernardo, Vicentina (MS)

A quarentena continua: clique o #otempodajanela

A madrugada da quarta-feira, 29 de abril, foi a mais fria do ano até agora em Brasília. O recorde de frio para este ano ocorreu pela segunda vez esta semana. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia a temperatura mínima foi de 13,1°C. o recorde anterior era de 14,7°C no dia 26 de abril.

A queda da temperatura está relacionada com a forte subsidência que está ocorrendo sobre a região Centro-Oeste do país, com a atuação de uma massa de ar seco que ganhou força sobre a Região durante o último fim de semana de abril.

A subsidência é um movimento do ar de cima para baixo, associado a um sistema de alta pressão atmosférica. Esta massa de ar seco é um sistema de alta pressão atmosférica e deixou o Centro-Oeste com muito sol e poucas nuvens nestes últimos dias de abril de 2020

.