Saude
Quanto tempo dura a lente de contato dental? Dentista tira as principais dúvidas
| ASSESSORIA
As lentes de contato dental sempre despertam interesse e dúvidas em quem planeja passar pelo tratamento odontológico e conquistar um sorriso mais bonito. Uma delas é quanto tempo o procedimento dura?
Segundo a dentista Fernanda Oliani, consultora técnica da Oral Sin, referência em implantes dentários, a durabilidade das lentes está relacionada a qualidade técnica do profissional responsável pelo tratamento e aos cuidados que o paciente adota na rotina para evitar cáries, manchas ou rupturas na estrutura que comprometem o resultado final.
O tratamento com facetas de porcelana ou lentes de contato é indicado para corrigir imperfeições dentárias, como dentes manchados, com alterações de cor, desgastados ou desalinhados. Também é possível corrigir casos de diastema — espaçamentos entre os dentes — e restaurar dentes que sofreram algum trauma.
“A lente pode durar muitos anos, encontramos na literatura 10, 15 anos de estabilidade, mas desde que bem colocada por um profissional capacitado. Para garantir a durabilidade, também é preciso realizar avaliações periódicas e manter os cuidados recomendados”, alerta a dentista.
Confira os principais cuidados para fazer o seu tratamento durar ainda mais:
Evite roer unhas ou usar os dentes como abridor
Alguns hábitos devem ser evitados, e roer unhas é um deles, pois acaba forçando as estruturas envolvidas, dente e lente. O alerta também serve para pessoas que costumam abrir embalagens com os dentes ou ficam mordendo objetos ao longo do dia, gerando um processo lento e contínuo de traumatismo.
Não se trata de uma contraindicação absoluta a execução do tratamento para essas pessoas, porém estes devem estar cientes do risco de soltura ou fratura das peças ao persistirem com esses hábitos.
Mantenha a higiene bucal
A boa higiene bucal é importante para evitar cáries, manter o hálito saudável e um sorriso bonito. A conservação das lentes também depende desse processo.
A escovação correta, o uso de fio dental e a visita periódica ao dentista são fatores que auxiliam na durabilidade. É importante usar o fio dental diariamente, pois ele permite alcançar os resíduos alimentares em regiões que a escova não alcança. Assim, evita-se o aparecimento de cáries, manchamento na junção dente e lente, além de doenças gengivais.
Melhore seus hábitos alimentares
Apesar de resistentes, as lentes podem sofrer alteração de cor e conformação na linha do tempo. Portanto uma alimentação excessivamente ácida ou com excesso de corante pode interferir na estabilidade do material, principalmente na região de união
“É importante salientar que antes mesmo da correta execução, é necessário ocorrer uma correta indicação do tratamento. O dentista deve realizar uma avaliação criteriosa, analisando a estrutura dentária, tecidos de suporte (osso e gengiva), e oclusão (mordida) do paciente. Além disso, alinhar as expectativas quanto ao resultado para que a experiência seja positiva”, afirma Fernanda Oliani.
Sobre a Oral Sin
Referência em implantes dentários, a Oral Sin é uma rede de clínicas odontológicas que se destaca há duas décadas por investir em atendimento humanizado e inovação tecnológica. Integrante do Grupo OdontoCompany, a rede tem mais de 550 unidades e realiza cerca de 30 mil tratamentos por mês, o que a coloca como a número um em implantes dentários. Em 2024, a Oral Sin alcançou a 38º posição no ranking das 50 maiores franquias do Brasil, segundo a ABF (Associação Brasileira do Franchising).
LEIA MAIS
Kinho Chamorro faz exposição das ações da Secretaria Municipal de Cultura de Dourados
Há 17 horas