Horário estendido no posto de saúde do Jóquei Clube triplica número de atendimentos

Unidade Básica registrou 775 procedimentos médicos no mês de fevereiro e 2.309 em abril

| ASSESSORIA


Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados

A UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Jóquei Clube triplicou o número de procedimentos médicos, quando comparados os meses de fevereiro e abril de 2024, desde que passou a atender em horário estendido das 7h às 19h. 

A ampliação do horário de atendimento em quatro postos de saúde do município só foi possível graças a chegada de 31 novos profissionais de saúde, sendo seis deles médicos, por meio da parceria firmada pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde) com a FioCruz e o Ministério da Saúde, que garantiu a implantação do projeto Laboratório de InovaAPS (Inovação na Atenção Primária à Saúde), com aprovados nos programas de residência médica em Medicina de Família e Comunidade Multiprofissional em Saúde da Família.

Segundo dados da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), no mês de fevereiro foram registrados 775 procedimentos médicos na UBS  do bairro Jóquei Clube, que incluem consultas, pesagem, aferição de PA, dentre outros. Com o início da parceria e a implantação do projeto Laboratório de InovaAPS em março, o número dobrou e foi para 1.550. Já em abril, os atendimentos triplicaram, sendo registrados 2.309. 

O resultado positivo ocorreu após a unidade ter o atendimento ampliado, ficando aberta das 7h às 19h para atender a população. Na lista de profissionais que estão atendendo na UBS, ainda estão outros especialistas que compõem uma equipe multiprofissional, como enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e dentistas.

Com relação às consultas médicas, também é possível constatar o aumento, sendo que em fevereiro foram realizadas 329 consultas, em março 660 e em abril 964, de acordo com os dados do relatório da Sems. “Estamos facilitando o acesso da população a todos os serviços que são oferecidos pela unidade básica durante o horário convencional, e assim oportunizando esse horário estendido no atendimento da  unidade com 12h ininterruptas e já estamos vendo os resultados positivos em um curto espaço de tempo', afirmou o Prefeito Alan Guedes.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE