Rússia: Lada assume Chevrolet Niva após retirada da General Motors

| NOTICIAS AUTOMOTIVAS


Lembra do Lada Niva? Pois é, o pequeno 4×4 de origem soviética (foi projetado pela Fiat em realidade) continua firme e forte na Rússia. Contudo, além da carroceria clássica, o jipe agora tem um companheiro, o Novo Niva.

Não se trata da esperada nova geração do modelo e nem mesmo é um carro atual. O modelo surgiu após a retirada da General Motors do mercado russo, vendendo assim sua parte na joint-venture GM-AvtoVAZ.

Essa empresa russa já havia produzido por lá o Opel Astra G, que assim como no Brasil, foi vendido como um Chevrolet por aquelas bandas. Dessa parceria, a GM requisitou o velho Niva, mas criou um carro diferente sobre sua mecânica.

Este ficou conhecido como Chevrolet Niva e, de fato, era uma evolução do icônico soviético, inclusive mesmo servindo como uma segunda geração, porém, nunca foi vendido pela Lada.

Agora, o Lada Niva 2020 finalmente assume sua herança genética, passando a fazer parte do portfólio da marca de carros mais popular da Federação Russa.

De mudança mesmo, apenas o grafismo do cluster é diferente, assim como a logotipia do famoso barco da Lada. Com aparência dos anos 90, ele lembra um Suzuki Vitara, mas é estilisticamente mais moderno que o Niva clássico (lá vendido simplesmente como “4×4”).

Ele chama atenção pelos faróis duplos escurecidos e pelo snorkel integrado à coluna A do lado esquerdo. Tem rodas de liga leve, barras no teto e protetores pretos envolvendo toda a parte inferior da carroceria.

Dentro, o ambiente continua antigo, porém, traz multimídia com tela destacada e airbag duplo, comandos de ar condicionado e sistema de som, assim como vidros elétricos, tudo centralizado no painel.

Tem ainda necessários bancos com aquecimento, apoio de braço reversível (com porta-copos inferior) e acabamento em tecido até nas portas traseiras.

Repare que o projeto do Niva original não se adaptou completamente à nova carroceria, ficando a alavanca de câmbio bem colada ao painel. A menor serve ao sistema 4×4 com reduzida, algo importante na Rússia.

Com eixo rígido na traseira, o Lada Niva 2020 é um pequenino SUV com boas características para o off road. Sua mecânica ainda reflete a influência do jipinho da AvtoVAZ, sendo o longevo 1.7 8V de 80 cavalos e 12,9 kgfm, com injeção eletrônica.

O câmbio é manual de cinco marchas e a redução serve para todas. Ou seja, pode dispor aí de 10 marchas. Com isso, ele pode rebocar até 1.200 kg. Mostrado como VAZ-2123 em 1998, só iniciou a produção como Chevrolet em 2002.

De lá para cá, foram vendidos nada menos que 700 mil unidades do Chevy Niva, não sendo assim exatamente um produto ruim de mercado. Pelo menos na Rússia, onde possui ainda uma versão mais simples, sem os adornos pretos. O preço ainda não foi revelado.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE