ALEMS comemora os 116 anos da imigração japonesa em solenidade no dia 18

| OSVALDO JúNIOR   FOTO: WAGNER GUIMARãES


Deputado Roberto Hashioka, propositor da sessão solene, é o autor da Resolução que cria a Comenda do Mérito "Terra do Sol Nascente"

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza na próxima terça-feira (18), por proposição do deputado Roberto Hashioka (União), sessão solene em comemoração aos 116 anos da imigração japonesa no Brasil. No evento, será entregue a Comenda do Mérito "Terra do Sol Nascente" a integrantes ou descendentes da comunidade japonesa no Estado. A solenidade será realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, na Casa de Leis, a partir das 19h.

A Comenda "Terra do Sol Nascente" foi instituída pela Resolução 06/2023, proposta pelo deputado Hashioka. A data escolhida para a entrega da honraria é alusiva ao Dia Estadual da Comunidade Japonesa, instituído pela Lei 1.979/1999, e comemorado, todos os anos, em 18 de junho. Conforme Hashioka, a data é uma referência ao dia 18 de junho de 1908, quando o primeiro navio (Kasato Maru) com imigrantes japoneses aportou no Brasil.

De acordo com a Resolução, a Comenda será concedida pela ALEMS a pessoas integrantes ou descendentes da comunidade japonesa e a entidades que tenham prestado relevantes serviços à sociedade. Cada deputado proponente da sessão poderá indicar até três personalidades ou entidades. Os demais parlamentares poderão fazer uma indicação cada.

Terra Sol Nascente

O nome da Comenda, conforme explica o deputado Roberto Hashioka na justificativa do projeto, remete à etimologia da palavra “Japão”, que é origem do sol ou onde o sol se origina.

“O Japão recebeu esse nome durante a Dinastia Sui (589-618 d.C.), influenciado pela cultura, pois quando os povos orientais olhavam para o leste do globo terrestre, onde o Japão está localizado, eles enxergavam a direção do amanhecer e, dessa forma, eles passaram a chamá-lo de ‘Terra do Sol Nascente’, motivo pelo qual a bandeira japonesa apresenta um círculo vermelho representando o astro”, informa o parlamentar.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE