Com autorização do governo de Portugal, COB inicia Missão Europa no dia 17 de julho

| GAZETA ESPORTIVA


Na próxima sexta-feira (17), as equipes brasileiras de boxe, ginástica, judô, nado artístico e natação darão início à Missão Europa do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Após receber autorização do Governo de Portugal, através de intermediação do Comitê Olímpico local, o COB enviará delegações esportivas ao país europeu, seguindo um rigoroso protocolo de combate à contaminação do novo coronavírus.

"A partir da grande mobilização e comprometimento de todos, ofereceremos essa excelente oportunidade aos atletas brasileiros, que terão ótimas condições de treinamento e toda segurança para retomarem a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio", disse o presidente do COB, Paulo Wanderley.

"O COB agradece imensamente ao fundamental apoio do Comitê Olímpico de Portugal, através de seu presidente José Manuel Constantino, que não poupou esforços junto às autoridades locais para viabilizar a entrada do Time Brasil no país nesse momento", afirmou o mandatário.

A autorização de entrada para o Time Brasil em Portugal se baseou nas condições especiais previstas para brasileiros em exercício de atividade profissional no país.

"A legislação recentemente publicada em Portugal prevê condições especiais para atividades de natureza profissional, o que no nosso entendimento se aplica à missão olímpica brasileira. Assim, procuramos encontrar os melhores caminhos e sensibilizar as autoridades nacionais, designadamente o Governo, para que não haja quaisquer problemas relativos às chegadas dos atletas brasileiros e ao controle de entrada no aeroporto de Lisboa", afirmou o presidente do Comitê Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino.

A Missão Europa terá duração de julho a dezembro e tem como principal objetivo dar suporte à retomada de treinamentos dos atletas classificados ou com potencial de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O COB já tem previsto até o momento o envio de cerca de 200 atletas, além de técnicos e equipe multidisciplinares, de 16 modalidades esportivas. O número pode ser atualizado, conforme a necessidade de cada confederação e eventuais mudanças no cenário externo de enfrentamento à pandemia.

 
 
Play Video
 Confira este e outros vídeos em videos.gazetaesportiva.comPara conseguir realizar a operação, o COB desenvolveu protocolos rígidos de controle contra a contaminação da covid-19. Todos os integrantes da delegação serão testados até 72 horas antes do embarque, só podendo viajar caso apresentem resultado negativo para o PCR. Assim que chegarem a Portugal, eles repetirão o procedimento e permanecerão em isolamento por 48 horas, até a divulgação do resultado da sorologia, quando estarão liberados para os treinamentos esportivos. Além disso, uma terceira testagem está prevista antes do regresso de cada atleta ou oficial ao Brasil.

"A Missão Europa tem grande importância para o esporte olímpico brasileiro. É uma ação que representa a retomada dos treinamentos após um período bem duro para nossos atletas. Durante esse tempo, o COB, as confederações e os clubes procuraram dar todo o suporte possível e agora os nossos esforços se voltam para oferecermos as melhores condições de retomada, sem abrir mão da segurança e da preservação da saúde", declarou Jorge Bichara, diretor de Esportes do COB.

Portugal foi escolhido como destino principal do Time Brasil na Europa, tendo em vista que o país se encontra em um estágio avançado da contenção da pandemia do novo coronavírus, além do bom relacionamento do COB com o Comitê Olímpico de Portugal (COP). O país servirá, inclusive, como base de aclimatação da equipe brasileira para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

Veja a lista de modalidades confirmadas até o momento na Missão Europa:

Atletismo - 29 atletas
Judô - 28 atletas
Boxe - 11 atletas
Natação - 15 atletas
Handebol Feminino - 18 atletas
Handebol Masculino - 18 atletas
Rugby Feminino - 16 atletas
Wrestling - 10 atletas
Ginástica Rítmica - 8 atletas
Saltos Ornamentais - 7 atletas
Taekwondo - 6 atletas
Ginástica Artística Masculina - 6 atletas
Triathlon - 4 atletas
Ginástica Artística Feminina - 6 atletas
Vela - 4 atletas
Nado Artístico - 3 atletas
Maratonas Aquáticas - 7 atletas
Tênis de Mesa - 4 atletas



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE