Em tempos de pandemia, SIMTED Dourados disponibiliza vídeo aulas do espetáculo 'Com a palavra, o poeta'

Para manter interação com o público, Emmanuel Marinho propõe, nesta quinta edição, que estudantes gravem vídeos com apresentações culturais e perguntas

| ASSESSORIA


O SIMTED Dourados manteve a parceria com o poeta douradense Emmanuel Marinho neste ano de 2020 por meio da divulgação de vídeo aulas do espetáculo "Com a palavra, o poeta". O projeto de apresentações culturais e formação voltado a professores e estudantes do ensino médio da rede pública de ensino de Dourados (MS) terá sua quinta edição virtual, devido à pandemia do novo coronavírus, que exige o distanciamento social.

Em entrevista ao SIMTED, o artista contou que há mais de 40 anos participa de atividades voltadas à educação, atuando em oficinas para docentes e realizando aulas espetáculos para turmas de alunos de todas as idades, em escolas urbanas, rurais, quilombolas e indígenas. O trabalho premiado de Marinho é realizado em parceria com entidades como o SIMTED e por meio de editais públicos para o ensino.

"Me tornei um amigo da escola, fiz várias apresentações, dei oficinas para professores. Esse contato que eu tenho com as escolas é o melhor presente que eu tenho na minha vida. Uma coisa que me dá um prazer muito grande, quando você vê o resultado 20 anos depois, 30 anos depois [...] E daí o SIMTED levou essa minha palavra para as escolas públicas aqui de Dourados, levando as escolas até a sede do SIMTED, no anfiteatro. Eu fazia várias apresentações e foi uma experiência tão rica, tão linda", comentou o poeta sobre a parceria com o sindicato, que teve início no ano de 2016.

Em 2020, o projeto será realizado por meio da divulgação de cinco vídeo aulas do espetáculo, que serão disponibilizadas no canal do youtube do SIMTED Dourados (www.youtube.com/c/SimtedDouradosMS). A edição deste ano é voltada não só para vestibulandos, mas também para estudantes do ensino fundamental e público interessado em geral, que poderão acessar o conteúdo literário e poético por meio dos vídeos.

No primeiro vídeo, Emmanuel Marinho aborda poemas do livro "Cantos de Terra", primeiro livro impresso do poeta, lançado em 1981. Na segunda vídeo aula do espetáculo, o artista dá voz ao livro "Margem de Papel" de 1994. Já a terceira obra abordada será "Satilírico" (1995). O quarto vídeo trará "Caixa das Delícias" (2003), que reúne vários elementos artísticos como poesia, música e pintura. Nesse contexto está o CD "Encantares", que traz a faixa "Bicicleta", poema que faz parte da Lista de Manifestações Artísticas para o Vestibular 2021 da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

O arte educador quer a participação de estudantes no seu quinto vídeo. Ele solicita que professores e professoras da rede pública, que utilizarem o espetáculo disponibilizado pelo SIMTED em suas aulas, proponham às suas turmas de alunos e alunas que gravem vídeos na horizontal com suas próprias apresentações culturais (música, poesia, pintura, leitura etc.) e perguntas e encaminhem para o artista. O material interativo dos estudantes será abordado como tema do último vídeo do "Com a palavra, o poeta" 2020.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE