“Núcleo Covid” atua 24 horas por dia no monitoramento das pessoas infectadas com o Coronavírus

| ASSECOM


Núcleo Covid atua 24 horas por dia no monitoramento das pessoas com Covid em Dourados. Foto: Núcleo Covid atua 24 horas por dia no monitoramento das pessoas com Covid em Dourados

Está em funcionamento numa ampla sala na Secretaria de Desenvolvimento Econômico o chamado “Núcleo Covid” que atua no monitoramento e vigilância das mais de 1200 pessoas infectadas com o Coronavirus em Dourados.  

Com uma equipe formada por mais de vinte profissionais o Núcleo está subordinado ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados.

Neste Núcleo funcionam o Centro de Monitoramento, Núcleo de análise de dados e o setor administrativo da vigilância Epidemiológica em Covid-19.

O Núcleo Covid é coordenado pelo enfermeiro Devanildo de Souza Santos que tem a missão de monitorar todos os pacientes que tiveram resultados positivos para a Covid 19.  A equipe, segundo o coordenador é formada por, médica, cinco enfermeiros, dois farmacêuticos, dois auxiliares de enfermagem, e dez técnicos administrativos entre outros profissionais.

Devanildo afirmou que o Núcleo trabalha de forma sincronizada com o Comitê de Gerenciamento de crise do Covid 19 e os demais órgãos da Secretaria de Saúde que estão na linha de frente ao combate a pandemia.

“O nosso trabalho não para. Durante 24 horas por dia o núcleo está atento ao controle da Pandemia. A equipe fica disponível até às 22h e depois deste horário o regime é de plantão”, disse o coordenador.

O Núcleo, conforme Devanildo monitora as pessoas contaminadas durante os 14 dias de quarentena até que sejam liberadas pelos médicos. “É um trabalho árduo que pouca gente tem a dimensão de sua importância para o controle da doença”, disse o coordenador ao afirmar que além o Núcleo além da parte de tecnologia da informação conta com um laboratório onde são armazenados os kits exames e são monitorados os exames enviados ao Lacen.

Todas as ações do Núcleo Covid contam com a assessoria técnica cientifica do médico Frederico de Oliveira Weissinger, presidente do Núcleo Técnico de Apoio e combate ao coronavírus, órgão subordinado à Secretaria Municipal de Saúde.

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE