Leia Coluna do Jonas desta terça, 05

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior). Foto: Divulgação

Dourados, 05 de Março 2024 - Dia do Filatelista Brasileiro. Dia Nacional da Música Clássica. Dia da Integração Cooperativista. Dia Internacional do Desarmamento e Conscientização sobre a Não-Proliferação. Dia Mundial da Eficiência Energética.

Pensamento: "A confiança é como uma flor, forte e frágil. Vive no sol e resiste a chuva mas se for pisada morre."

Musica: Algo parecido – Skank – Indicação Mateus Gnutzman

Cota

Nesta terça-feira (27/02) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a distribuição dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral será proporcional ao número total de candidatos indígenas apresentados pelos partidos nas eleições. O projeto é de autoria de Célia Xakriabá, deputada federal pelo estado de Minas Gerais e representante da Bancada do Cocar no Congresso Nacional.

Cota 1

A regra determina que se um partido apresentar, por exemplo, 30% de candidatos indígenas, 30% dos recursos devem ser destinados a esse grupo. A medida também se aplica à distribuição do tempo destinado à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

Entre Aspas

“Isso é uma vitória do movimento indígena, das candidaturas indígenas e da Campanha Indígena. Esse projeto foi apresentado pela deputada Célia Xakriabá, que ganha agora um debate importantíssimo no TSE. Ainda vai ser decidido se a regra passa a valer para o pleito de 2024 ou de 2026, mas vamos continuar fazendo força, coro e luta para que as candidaturas indígenas sejam fortalecidas e tenham uma participação mais igualitária ainda em 2024″, disse Kleber Karipuna, coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

De Olho

Com certeza em Dourados como em Amambai e em outros municípios do estado a eleição desse ano terá um olhar todo especial para os povos indígenas. Em Dourados por exemplo com mais de seis mil eleitores, com certeza vem sendo observado pelos grupos que estão se organizando para o pleito de outubro próximo. De Aldeia Jaguapiru em eleições passadas o primeiro indígena professor Aguilera de Souza ganhou assento na Câmara Municipal de Dourados.

Prefeito

Nas eleições passadas à comunidade se viu representada pelo primeiro candidato à prefeito de Dourados, com o advogado, radialista Wilson Matos da Silva. Tambem nas eleições passadas por pouca diferença o servidor Fernando de Souza não conseguiu emplacar assento ficando atrás do vereador reeleição Sergio Nogueira pelo PSDB, por menos de dez votos. Essa realidade despertou nas lideranças algo que vinha sendo tratado com certo desdém pela própria comunidade. Hoje não. Eles estão fechados e só com a união de quem conhece e vive a realidade local pode promover os benefícios locais.

Densidade

A Aldeia Indigena de Dourados é habitada por mais de 15 mil pessoas, principalmente das etnias Guarani, Terena e Caiuwá. Mensalmente, capitães, caciques, e outras lideranças mantem encontros para discutir na mesma mesa o que tem ser feito para traçar planos de maneira conjunto com foco no mesmo horizonte. Eles querem mostrar de foto e de direito que todo o dia é dia do índio, com voz e vez.

Sete

O Sete de Setembro, que tem como presidente Toni Montalvão, estará abrindo suas portas para avaliação de jogadores nascidos em 2005,2006,2006,2008,2009 e 2010. Os futuros craques deverão se apresentar no Centro de Treinamento do Sete de Setembro, no Jardim Guaicurus, levando calção, camiseta, caneleira e chuteira, nos dias 19, 20, 21, e 22 de fevereiro, às 15 horas, apresentando atestado médico para a prática de esporte. Mais informações com o professor Rodrigo Figueiredo pelo celular (67) 98467-7721.

Guilherme Arantes

Já se pode chamar de sucesso as duas promoções que serão de responsabilidade do maior empreendedor artístico de Dourados, Nicácio Cantero. A primeira delas acontece no dia 22 de março, no Clube Indaiá, quando estará se apresentando o cantor e compositor Guiherme Arantes, autor de sucessos como Planeta Água, Cheia de Charme, Êxtase, Meu mundo e nada mais, Um dia um adeus e diversas outras músicas de muito sucesso na sua voz e também nas de inúmeros outros artistas tais como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Nando Reis, Elis Regina, Roberto Carlos, Belchior, Gal Costa e MPB4. O auge de sua carreira aconteceu nos anos 70 e 80, mas suas músicas fazem sucesso até os dias de hoje.

Ritchie

Outro grande hitmaker que estará se apresentando em Dourados, no Centro de Eventos da Unigran, no dia 14 de julho, é o cantor inglês, radicado no Brasil, Ritchie. Depois de uma breve passagem por São Paulo, ele casou-se com a arquiteta e estilista Leda Zuccarelli.e mudou-se para o Rio de Janeiro,  onde o artista ganhou destaque no cenário nacional e fez parte de trilhas das novelas nos anos 1980. Entre elas, “Menina Veneno” na novela “Pão Pão Beijo Beijo” (1983); e também, “Transas” em “Roda de Fogo” (1987); e “Casanova” na novela “Champagne” (1984).

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected] 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE